Tanque estoura e 25 toneladas de resíduos vazam em MG

brasil
24.08.2017, 14:56:45

Tanque estoura e 25 toneladas de resíduos vazam em MG

A companhia diz que material não é danoso e que trata-se de "barbotina", mistura de argila, caulim e água. Técnicos monitoram a situação para avaliar se sistema de abastecimento de água foi contaminado 

O vazamento de 25 toneladas de resíduos, quase tudo argila, colocou Poços de Caldas (MG) em alerta nesta quarta-feira (23/8). Parte do material foi parar em córregos que desaguam na represa Saturnino de Brito, que abastece a cidade. A substância é utilizada na fabricação de porcelanas e vazou do tanque de uma unidade da Lorenzetti.

A companhia diz que material não é danoso e que trata-se de "barbotina", mistura de argila, caulim e água. Técnicos monitoram a situação para avaliar qual tipo de material teria sido despejado nos rios. A atenção está voltada ao sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água-ETA 1. 

"O mais importante é assegurar, por meio de análises químicas, que a água não foi contaminada, buscando preservar a saúde da população", afirma Antônio Roberto Menezes, diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). "Continuamos monitorando a situação, mas em princípio não haverá a paralisação do abastecimento de água.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas