TCU vai apurar se houve interferência em órgão que elabora Enem

Procedimento foi aberto após denúncias e demissões

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 14:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um procedimento que vai investigar se houve interferência no órgão responsável pela prova do Enem. A decisão é da quarta-feira (17), após uma série de denúncias e demissões.

Desde o início do mês, 37 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram demissão. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que as questões do Enem agora começam a ter "a cara do governo".

O TCU diz que o processo vai apurar "possíveis irregularidades na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, especialmente acerca de fragilidade técnica e administrativa relacionadas às interferências na gestão do Inep".

A Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto vai conduzir o caso e o relator será o ministro Walton Alencar Rodrigues. 

Ministro diz que não há interferência O ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou na quarta, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que o Enem sofra de interferência política. 

Ele disse que o comentário de Bolsonaro sobre a "cara do governo" é para ser entendida "no sentido da competência". Bolsonaro disse que não teve acesso às questões.