Técnico de esgrima é preso por abuso sexual de menina de 12 anos

esportes
12.02.2019, 19:28:29
Atualizado: 14.02.2019, 15:56:55
Esgrima brasileira é alvo de escândalo (Roberto Castro/ Brasil2016/Digulgação)

Técnico de esgrima é preso por abuso sexual de menina de 12 anos

Nome do treinador, com passagem pela seleção, é mantido em sigilo

Um técnico com passagem recente pela seleção brasileira de esgrima foi preso na segunda-feira (11), em Curitiba, acusado de abusar sexualmente de uma de suas alunas. A menina tem 12 anos. O treinador, que não teve a identidade revelada pela polícia para preservar a vítima, está em prisão temporária de 30 dias e nega o abuso.

A menina contou à mãe sobre o abuso em recente viagem de férias. O crime teria acontecido no Círculo Militar do Paraná, clube tradicional na modalidade. O técnico foi demitido.

Segundo a vítima, em depoimento, o treinador abusava dela durante a sessão de alongamentos, fazendo carícias sexuais e beijando os seios dela. O técnico diz que sequer tocava na menina.

A Polícia Civil, que prendeu o treinador na casa dele, apreendeu um notebook e um celular do acusado, em busca de indícios de conversa com outras menores.

O clube Círculo Militar do Paraná enviou uma nota à imprensa na qual afirma que foi pega de surpresa com os acontecimentos e informa também a respeito dos envolvidos. A direção do clube não quis revelar o nome do professor. Segue na íntegra:

A direção do Clube Círculo Militar do Paraná, surpreendida pela prisão temporária do professor de esgrima, ocorrida na última segunda-feira (11), em razão da suspeita de molestar sexualmente uma ex-sócia-atleta menor do Clube, informa que instaurou Comissão Sindicante para apurar os fatos divulgados pela Imprensa. A Comissão foi formada na manhã desta quarta-feira (13) e é composta pelo Cel. Ivan Irber (2º Vice-Presidente), Dr. José Orivaldo de Oliveira (Diretor Jurídico) e Carlos Alberto Afonso (Diretor de Esportes). Entre suas atribuições, a Comissão deverá ouvir sócios-atletas e atletas-sócios que tiveram aulas e treinamentos com o professor, bem como seus familiares, para apurar qualquer inconformidade profissional, pessoal ou desportiva na conduta.

A direção do Círculo Militar do Paraná também vem a público esclarecer os seguintes pontos.

Sobre a ex-sócia-atleta denunciante e sua família:

- A direção do Clube solidariza-se com a sua ex-sócia-atleta e sua família e lamenta profundamente não ter sido comunicada anteriormente sobre os fatos relatados na denúncia formalizada à polícia.

- A direção do Clube coloca-se à disposição da ex-sócia-atleta e seus familiares para ajudar na elucidação dos fatos e na superação dos mesmos.

Sobre o professor:

- Atuou como professor e treinador de esgrima do Clube no período de maio/2016 até o dia 6 de fevereiro de 2019, quando foi desligado do quadro de funcionários por contingenciamento financeiro.

- Nesse período, o professor treinou mais de 30 atletas, de diferentes categorias, sem nunca ter sido denunciado por qualquer ilícito ou comportamento profissional inadequado.

- Também não houve registro de qualquer reclamação formal contra o professor nos canais de ouvidoria do clube.

Sobre a denúncia contra o professor:

- A direção do Clube informa que o inquérito policial tramita em Segredo de Justiça, razão pela qual não teve acesso ao exato teor das acusações que pendem contra o professor; porém, já contatou a autoridade policial e se disponibilizou a colaborar com as investigações para que a Justiça possa ser estabelecida.

Sobre as notícias veiculadas pela Imprensa:

- A direção do Clube informa que não oferece serviço de treinador personal em esgrima e que as aulas desta modalidade não são individuais.

- A direção do Clube informa, ainda, que a ex-sócia-atleta denunciante e sua família nunca requisitaram o cadastramento de qualquer maior responsável para acompanhá-la no interior do Clube, seja para os treinamentos ou para os momentos de lazer.

Sobre os atletas do Clube:

- A direção do Clube preza pela saúde, integridade física, equilíbrio emocional e desenvolvimento integral dos seus atletas, zelando por sua segurança e bem-estar em todos os momentos, especialmente durante treinos e competições.

- A direção do Clube destaca que, desde a sua fundação, em 1934, o Círculo Militar do Paraná é referência na formação de atletas em diferentes modalidades, muitos dos quais atingiram projeção e reconhecimento nacional e internacional.

- A direção solidariza-se com todos os alunos e atletas do Clube, que ao longo do ano somam aproximadamente 300 praticantes das diversas modalidades desportivas, como esgrima, vôlei, basquete, natação, tênis e para-vôlei, lamentando pelo constrangimento causado pela denúncia envolvendo um ex-professor do Círculo Militar do Paraná.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/new-hit-tj-ba-nega-absolvicao-a-musicos-acusados-de-estupros/
Oito integrantes do extinto grupo de pagode foram condenados a dez anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-familia-esta-apreensiva-com-demora-no-julgamento-do-caso/
Testemunhas de defesa são ouvidas nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festival-de-rap-boom-box-recebe-atracoes-como-djonga-e-matue/
Festa rola neste sábado (20), no Armazém Hall, em Vilas do Atlântico
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-voltara-aos-palcos-dois-meses-apos-dar-a-luz/
Na reta final da gravidez, cantora planeja retorno às atividades em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cats-musical-com-taylor-swift-e-idris-elba-ganha-trailer-assista/
Clássico da Broadway chega aos cinemas em dezembro e já é forte candidato ao Oscar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/beyonce-lanca-the-gift-album-do-filme-rei-leao-ouca/
Artista faz curadoria do álbum que tem 27 músicas e participações de Kendrick Lamar, Jay-Z, Pharrell e Childish Gambino
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ponto-de-equilibrio-celebra-duas-decadas-na-concha-acustica/
Banda carioca estreia festa Mais Amor em Salvador nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-mais-cinco-pessoas-serao-ouvidas-em-audiencia-nesta-sexta-19/