Tecnologia e inovação no agronegócio é o tema da live desta quinta (19) do e-Agro

bahia
18.11.2020, 20:35:00
Atualizado: 18.11.2020, 21:05:04

Tecnologia e inovação no agronegócio é o tema da live desta quinta (19) do e-Agro

Guilherme Moura, da Faeb, e Aguinaldo Marques, da Cyklo Agritech, recebem representantes de duas startups baianas para um bate-papo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Brasil é uma referência no segmento de tecnologia e inovação no mercado da agropecuária. Pensando nisso, o e-Agro, evento realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) em parceria com o Sebrae, promove uma live, nesta quinta-feira (19), com a presença de Guilherme Moura, vice-presidente administrativo e financeiro da Faeb; Aguinaldo G. Marques, sócio e diretor da Cyklo Agritech; Gabriel Xavier, CEO da startup baina Kalliandra; e Ademar Costa, COO da startup baiana Agrimapp. 

Transmitida no perfil do YouTube do Sistema Faeb/Senar, a live vai promover uma conversa sobre inovação e startups. “Vai ser um bate-papo sobre esse tema. Vamos falar um pouco do cenário agrotech na Bahia, no Brasil e no mundo”, antecipou Guilherme Moura. Segundo ele, além de ter forte expressão no segmento agropecuário, o Brasil também é um mercado importante de tecnologia. “O produtor brasileiro faz um uso muito intensivo de tecnologia. Por tanto, o nosso mercado é muito forte pra a criação e o fomento de agrotech”, acrescentou. 

Além disso, a live também vai abordar o cenário da inovação. “Vamos analisar como está esse ecossistema de inovação, como é que as empresas estão absorvidas pelo mercado. E vamos apresentar duas agrotechs baianas que tem algum grau de maturidade e já estão iniciando o processo de rodadas de investimentos”, revelou Moura. 

Guilherme Moura e Aguinaldo Marques (topo) recebem Ademar Costa e Gabriel Xavier para bate-papo sobre startups (Fotos: Divulgação)

Evento
O e-Agro é uma feira de inovação, tecnologia e negócios que está em sua segunda edição. No ano passado, o evento aconteceu em Vitória da Conquista, com startups, hackathons, leilões virtuais e palestras. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento vai acontecer de maneira virtual e gratuita. “Teremos vários espaços voltados para tecnologia e inovação, espaço para startups, além de um espaço destinado às fazendas, que se destacam nessa questão. Teremos, também, vários painéis que vão tratar dessa temática como o Digitals e o 4.0”, contou o vice-presidente administrativo e financeiro da Faeb.

A parte de negócios vai ser contemplada com um espaço próprio. No dia 27, dois eventos acontecerão de forma simultânea: os leilões de gados e máquinas usadas, e a Green Friday, que funcionará como uma Black Friday para o produtor rural com ofertas exclusivas de equipamentos, insumos, softwares e sistemas de gestão para o agronegócio.

A grande promoção ocorrerá das 9h às 18h, em um canal aberto onde os expositores do evento poderão apresentar seus principais produtos. Essa apresentação será dividida em blocos: fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos, agricultura 4.0 e pecuária.

A programação da versão 2020 da feira virtual terá alguns palestrantes como Rodrigo Bonato, diretor de Agricultura de Precisão para a América Latina, da John Deere, e Eduardo Bastos, vice-presidente de Sustentabilidade para a América Latina, da Bayer. As palestras ocorrerão em horários diferentes, para que os inscritos possam apreciar todo o conteúdo. Caso não seja possível acompanhar alguma das lives, o material ficará disponível por 60 dias.

No dia 26, a Faeb comanda um painel sobre políticas públicas para o setor com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do presidente da Confederação Nacional de Agricultura, João Martins. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.eagrodigital.com.br.
 

Confira a programação completa

Canal 1

Horário

25/11

26/11

27/11

10:00

 

Live com Chef (Produtos regionais): Tereza Paim

Dia de campo: Pecuária de Leite

11:00

 

Dia de campo: Pecuária de Corte

Dia de campo: Café

12:00

 

Painel: Agro Sustentável

- Moderador: Eduardo Bastos – diretor de Sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para América Latina

- Debatedores: Andre Guimarães –  Cofacilitador da Coalizão, Brasil, Clima, Floresta e Agricultura e Diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Renata Nogueira –  coordenadora de Sustentabilidade do CASC na Cargill América do Sul; Marcello Brito – presidente ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio)

 

 

14:00

 

Dia de campo: Cacau

Batalha de Pitch: Moderador Pompeo Scola – CEO Aceleradora Cyklo

15:00

 

Live com Chef (produtos regionais): Fabricio Lemos

 

15:30

 

 

Deu Match Agro: Moderador Pompeo Scola – CEO Aceleradora Cyklo

16:00

 

Palestra patrocinador 1

 

16:30

 

 

Palestra Técnica

17:00

 

Palestra patrocinador 2

 

18:30

 

Painel: Painel: O Agro Brasileiro e suas Políticas Públicas: Oportunidades e Desafios

- Moderador: Jose Luiz Tejon – Jornalista

- Debatedores: Tereza Cristina – Ministra da Agricultura (a confirmar); João Martins – Presidente CNA; Humberto Miranda – Presidente FAEB

 

Painel: Agricultura 4.0

- Moderador: Gil Giardelli – Professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital.

- Debatedores: Rodrigo Bonato - Diretor de Agricultura de Precisão de América Latina da John Deere, empresa líder mundial em  máquinas e equipamentos agrícolas; Paulo Dancieri Filho- Ex-CEO da Coimma, eleita pela Forbes como uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil.

Fundador e CEO da BovExo do Brasil

19:00

Abertura do evento

- Humberto Miranda: Presidente FAEB

- Jorge Khouri: Superintende Sebrae

 

 

 

19:30

Painel: Cenário e Tendências do Mercado para Agropecuária

- Moderador: Jose Luiz Tejon - Jornalista

-Debatedores: a definir

 

 


Canal 2

Horário

26/11

27/11

10:00

 

Leilão de Máquinas

11:00

 

Leilão de Máquinas

12:00

 

Leilão de Máquinas

13:00

 

Leilão de Máquinas

15:00

 

 

15:30

 

 

16:00

 

 

16:30

 

 

17:00

 

 

18:30

 

 

19:00

Leilão Pecuária de corte

 


Canal 3 – Dentro da plataforna

Horário

27/11

09:00

Green Friday

10:00

Green Friday

11:00

Green Friday

12:00

Green Friday

13:00

Green Friday

14:00

Green Friday

15:00

Green Friday

16:00

Green Friday

17:00

Green Friday

18:00

Green Friday

Serviço: e-Agro - Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária da Bahia (e-Agro Bahia)
Data: de 25 a 27 de novembro
Inscrição gratuita: www.eagrodigital.com.br

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas