Tempero Bahia recebe chefs do Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul

bazar
18.08.2017, 12:30:00
Atualizado: 18.08.2017, 13:14:03

Tempero Bahia recebe chefs do Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Xinxin do Oriente com Efó de Taioba do restaurante Passeio da Vitória: criação do chef Marcos Sodré do Sheraton Hotel da Bahia (Fotos: Divulgação)

A primeira edição do Festival Tempero Bahia, braço soteropolitano do Tempero do Forte, que há 12 anos acontece na Praia do Forte, no Litoral Norte, vai trazer para Salvador vários chefs de outros estados. É o caso da paulista Ana Bueno, do Restaurante Banana da Terra, em Paraty, no Rio de Janeiro, que preparou o prato De Aninha para Tereza, para o restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho. O gaúcho Alexandre Sharin, que pilota o restaurante indiano Sharin, em Porto Alegre, assumirá a cozinha do Lôro Stella Maris, na praia de Stella Maris. Dono do restaurante tailandês Sawasdee, no bairro do Leblon, o chef carioca Marcos Sodré criou o Xinxin do Oriente com Efó de Taioba e Sambalele de Coco, que será servido no Restaurante Passeio da Vitória, no Sheraton da Bahia Hotel.

Responsável pelas delícias do Donna Jô, na Praia de Manguinhos, em Búzios, no Rio de Janeiro, a chef Joana Gallo, é quem estará no Mistura de Itapuã. Já no Mistura Contorno, o chef sergipano Elismar Anselmo, se junta à titular da casa, Andréa Ribeiro, para, a quatro mãos, elaborarem o Arroz São Francisco do Conde, à base de aratu, camarão e carapeba, com vinagrete de andu, e farofinha de beiju com dendê.

De Aninha para Tereza é o prato do Tempero Bahia que será servido na Casa de Tereza

O Festival conta com a parceria da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e, a partir do tema ‘Baía de Todos os Santos – da carne de fumeiro aos frutos do mar’, os cozinheiros convidados e os locais prometem um verdadeiro intercâmbio gastronômico, assinando pratos que estarão no cardápio de 23 restaurantes, de Itapuã até o Centro Histórico, entre 14 e 24 de setembro. Durante o período, o Prato da Boa Lembrança, pintado com o tema do evento deste ano, será entregue como brinde a quem pedir os pratos do evento.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas