Time feminino do Vitória mandará jogos na Praia do Forte

e.c. vitória
25.06.2019, 17:20:00
Atualizado: 25.06.2019, 19:13:05
Campo da Praia do Forte foi inaugurado em 2014 (Camila Souza / GOVBA)

Time feminino do Vitória mandará jogos na Praia do Forte

Prefeitura bancará gastos das partidas

As Leoas terão uma nova casa a partir da retomada do Campeonato Brasileiro feminino, em julho. O Vitória deixará de jogar no Barradão e passará a mandar seus jogos no Centro de Treinamentos da Praia do Forte, no Litoral Norte baiano, a 60 km de Salvador.

Segundo explica a coordenadora de esportes olímpicos do Vitória, Many Gleide, trata-se de um acordo para reduzir gastos: "Desde a queda para a Série B (do time masculino profissional), a gente tem tentado reduzir custos do clube. Jogar no Barradão é ótimo, mas nos custa toda a verba paga pela CBF como auxílio", disse ao CORREIO.

O time feminino do Vitória está na Série A1, a elite do Campeonato Brasileiro. Por isso, o Leão recebe R$ 10 mil por jogo da CBF para cobrir gastos de operação das partidas como aluguel de campo, manutenção, segurança, ambulâncias e médicos, por exemplo. Pelo acordo firmado, a prefeitura de Mata de São João, onde está a Praia do Forte, bancará estes custos.

A ideia, segundo Many Gleize, é reverter o auxílio da CBF para outros gastos do departamento de futebol feminino. "Esperamos também movimentar o interesse das pessoas da região e atrair mais público para os jogos. Infelizmente nossos jogos no Barradão não têm atraído tanta gente".

A Prefeitura de Mata de São João confirma o acordo: "A prefeitura vai ceder toda a estrutura de iluminação, segurança, ambulâncias e médicos. O Vitória não vai pagar nada de logística para jogar aqui. Na questão dos custos com a arbitragem (hospedagem, diária e alimentação) vamos buscar, junto ao clube, uma parceria para pagar", conta Yordan Bosco, assessor de comunicação.

Segundo Many Gleize, a mudança para a Praia do Forte começou a ser negociada na gestão anterior, do presidente Ricardo David, e foi oficializada na do atual presidente, Paulo Carneiro.

Eduardo Costa, diretor de esportes olímpicos da gestão de Ricardo David, confirma: "Tínhamos um projeto para expandir a marca do Vitória para a Região Metropolitana de Salvador e a prefeitura de Mata de São João mostrou-se interessada em levar jogos da base e do feminino para lá. Fizemos uma visita ao campo e gostamos. Como veio a eleição e a troca da diretoria, deixamos essa possibilidade no relatório de transição".

O primeiro jogo após a retomada, no dia 10 de julho, às 15h, diante do Santos, pela 10ª rodada, já será na Praia do Forte. O duelo seguinte em casa, com o São Francisco, no dia 22 de julho, pela 13ª rodada, também está confirmado pela CBF na nova casa.

A nova casa

O Centro de Treinamentos da Praia do Forte foi inaugurado em maio de 2014. A obra, custeada com recursos federais e municipais, custou R$ 3,5 milhões e foi realizada para receber a seleção da Croácia, que ficou sediada na Praia do Forte durante a Copa do Mundo de 2014.

O campo, que fica na entrada da localidade, próximo à BA-099 (Linha Verde), tem extensões e gramado com padrão Fifa. O espaço possui uma arquibancada com capacidade para 500 torcedores, além de um camarote e espaço ao redor do campo para receber mais espectadores.

O lugar possui refletores, o que possibilita a realização de jogos noturnos, e vestiários com grama sintética para aquecimento. Desde a passagem da Croácia o campo vem sendo usado para torneios regionais e de base, como a Copa 2 de Julho.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Mata de São João, a ideia é manter ingressos gratuitos para as partidas.

O Vitória é o único time nordestino na zona de classificação para a fase final do Brasileiro feminino. As Leoas estão em oitavo lugar, com 11 pontos. Foram três vitórias, dois empates e quatro derrotas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grupo-de-pms-grevistas-faz-carreata-ate-o-cab-para-cobrar-medidas-do-governo/
Justiça negou pedido do MPE para suspender as atividades da Aspra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dulce-e-pop-1a-missa-para-santa-dulce-dos-pobres-tem-exibicao-de-reliquia/
Caridade de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, foi destacada pelo arcebispo primaz de Salvador e do Brasil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-iluminou-o-mundo-diz-dom-murilo-em-1a-missa-do-mundo-para-a-santa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maestro-da-mao-abencoada-tocada-por-dulce-duas-vezes-e-pelo-papa-francisco/
Na cerimônia de canonização, miraculado levou taça de ouro com pétalas de rosas brancas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festa-com-dende-em-roma-baianos-celebram-santa-dulce-com-hino-carnavalesco/
Baianidade Nagô animou comemoração de baianos após a cerimônia, na Praça de São Pedro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais