'Tinder da Comida' ajuda a combater o desperdício de alimentos

sustentabilidade
12.12.2017, 17:00:00
Atualizado: 12.12.2017, 17:31:55
((foto: Arquivo CORREIO))

'Tinder da Comida' ajuda a combater o desperdício de alimentos

App dá 'match' entre quem tem frutas ou carnes invendáveis e ONGs que precisam da comida

A advogada Daniela Leite estava em busca de fruta madura para preparar uma geleia caseira. Ao não obter sucesso nos supermercados, ela teve ideia de recorrer à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). No local, cujo trabalho é similar ao da Ceasa em Salvador, espantou-se ao ver o descarte de pilhas de frutas em bom estado de conservação.

Nascia assim, há dois anos, o desejo de Daniela por encontrar uma maneira de fazer com que frutas sem valor comercial tivessem o aproveitamento correto. A ideia resultou no desenvolvimento do aplicativo (app) Comida Invisível, lançado na primeira semana de dezembro. A ferramenta, criada juntamente com o jornalista Sergio Ignácio e a publicitária Flavia Vendramin, viabiliza a doação desses alimentos a ONGs e até pessoas físicas através de geolocalização.

O ‘Tinder da Comida’ funciona da seguinte maneira: restaurantes, bares, hotéis, buffets e pequenos mercados que querem doar alimentos próprios para o consumo, mas sem valor comercial, cadastram-se no app e informam o que têm, além de indicarem a validade, data e a forma de entrega. Em seguida, a doação aparece como disponível para as entidades interessadas, que distribuem ou preparam comida nas proximidades. Uma vez aceita, o doador confirma se fará a entrega ou se vai aguardar a retirada.

“O mundo inteiro desperdiça alimentos. E esse também é um problema de todo o mundo. Assim, se a cada pessoa que entrar em contato com o projeto mudar a forma de ver o alimento, entender que o caminho natural de um alimento bom e próprio não é o lixo, já estaremos cumprindo a nossa missão”, afirma Daniela Leite.


Desperdício global

A preocupação demonstrada por Daniela encontra embasamento em dados da Agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que apontam que, anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas de alimentos. Esse volume representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta.

“Quanto maior for a nossa rede e possibilidade de espalhar esse conhecimento, maior será a transformação”, acredita uma das idealizadoras do aplicativo, que já está disponível na Apple Store (iOS) e no Googlep Play (Android). I

niciativa semelhante no exterior é a da cooperativa portuguesa Fruta Feia, que comercializa vegetais fora do padrão a bons preços em parceria com supermercados europeus que disponibilizaram seus sistema de doações.


Regulamentação

Para viabilizar as doações, algumas normas para a regulamentação das transações dos alimentos são necessárias. Quem recebe o alimento deve se comprometer a manipulá-lo de forma adequada e responsável. Para se cadastrar, as partes precisam passar por um treinamento online sobre armazenamento e preparo de alimentos, conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Daniela informa que até o momento já foi realizada a doação de 35 quilos de alimentos por meio do aplicativo.

“Vejo o mundo ficando mais consciente, pessoas se preocupando mais com o planeta. As pessoas estão se despertando para esses temas, assumindo mais a responsabilidade e chamando os problemas sociais para si. Todos juntos podemos mudar o rumo dessa história. Cada um que entra em contato com o Comida Invisivel pode se tornar um embaixador da causa, disseminando a mudança”, defende.


Os idealizadores do aplicativo buscam conscientizar as pessoas sobre a importância do combate ao desperdício de alimentos nas redes sociais, além de palestras e workshops que ministram.
 


Relacionadas
Correio.play
Time de futebol afirmou que postura de Jair Bolsonaro não é compatível com valores da entidade
Ler Mais
São 214 casos de ebola, sendo 179 confirmados e 35 prováveis
Ler Mais
"Focamos nas soluções. Queremos mostrar a criatividade e força dessa gente incrível", conta o repórter Mauro Anchieta
Ler Mais
Vice-campeão da conferência na última temporada, o Houston Rockets deve ser o maior concorrente
Ler Mais
O clube colocará à venda 15 mil bilhetes de arquibancada a R$ 10
Ler Mais
Grupo pretendia chegar à Ilha de Chipre, fugindo da guerra civil que já provocou 350 mil mortes
Ler Mais
Mando de campo dos clássicos da fase de grupos foi definido através de sorteio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cosmetico-a-base-de-arroz-protege-contra-poluicao-e-luz-azul/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irmao-de-ciro-gomes-chama-petistas-de-babacas-e-diz-que-pt-merece-perder/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-de-onibus-que-prendeu-perna-de-passageira-e-afastado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-da-banda-adao-negro-e-assaltado-no-caminho-das-arvores-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-prende-perna-de-passageira-em-porta-de-onibus-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/otimismo-e-forte-aliado-no-tratamento-do-cancer/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-gato-salem-pode-ser-demonio-em-o-mundo-sombrio-de-sabrina/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pesquisas-com-o-dna-do-pirarucu-permitirao-criacao-e-manejo-sustentavel/