Tite sobre Neymar: 'Não vou tirar característica do transgressor'

Treinador valoriza 'característica do futebol brasileiro' ao falar do possível excesso de individualismo do craque

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 21 de junho de 2018 às 11:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pedro Martins/MoWA Press

De cabelo cortado, Neymar estará em campo contra a Costa Rica, na sexta-feira (22), às 9h, na Arena Zenit, em São Petersburgo. O incômodo no tornozelo que o tirou do treino de terça-feira (19) foi superado e o craque participou normalmente das últimas duas atividades da seleção brasileira. A desta quinta-feira (21) aconteceu no palco do jogo e serviu também como reconhecimento do gramado.  

Com o camisa 10, a escalação está definida. "É a mesma equipe que iniciou o jogo contra a Suíça", confirmou o técnico Tite, que projeta uma evolução de Neymar contra a equipe da América Central. 

"Acho que foram três meses e meio até o primeiro jogo de 90 minutos. Coloquei já isso desde o início. Tem uma ciência e uma tranquilidade a esse respeito. É preciso um mínimo de cinco jogos para o ser humano estar na sua plenitude. Ele acelerou demais esse processo e vai estar nesse processo evolutivo também", comentou Tite sobre Neymar.

O atacante se recuperou de lesão na reta final de preparação para a Copa do Mundo da Rússia, após fraturar o quinto metatarso do pé direito e ser submetido a cirurgia no dia 3 de março.

Neymar não veste a camisa 10 do Brasil à toa. Ele é o principal craque da seleção brasileira, mas, no empate em 1x1 com a Suíça, abusou das jogadas individuais, prendeu demais a bola e foi caçado em campo - sofreu dez faltas. A atuação do atacante na estreia frustrou a torcida, que esperava apresentação mais eficiente do jogador.

Apesar disso, Neymar não recebeu nenhum puxão de orelha de Tite. O técnico negou ter conversado sobre o assunto com o jogador. 

"Não gosto de personalizar. Mas, absolutamente não. Não teve. Todos os atletas têm responsabilidade de serem coletivos e individuais. Alguns com características específicas. Do Neymar, não vou tirar a característica do transgressor, do último terço. Mas serve para os outros. Todos nós temos que potencializar equipe, mas respeitar as características. Último terço? Vai dentro, finta. Característica do futebol brasileiro. Não vou retirar", avisou o treinador.

O Brasil irá a campo com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.