'Tô orgulhoso', comemora irmão de Ana Marcela após ouro olímpico

George Filho fala com emoção da conquista da nadadora baiana em Tóquio

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 4 de agosto de 2021 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo pessoal

Não foi ele quem pendurou uma medalha no pescoço, mas ainda assim o celular não para de tocar. Irmão de Ana Marcela Cunha, George Filho não está dando conta da repercussão após o ouro da nadadora baiana na prova de maratona aquática nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela subiu ao local mais alto do pódio após completar a disputa de 10km no Odaiba Marine Park em 1h59m30s8, na noite de terça-feira (3). 

"Desde ontem quando acabou a prova dela eu não estou conseguindo dar conta. Isso nunca aconteceu comigo na vida. Pra mim isso é novo. Meu número de seguidores nas redes sociais aumentou muito. Muitos pais também me procurando querendo matricular seus filhos", conta George Filho, que é professor de natação em uma escola particular de Salvador.

"Tô orgulhoso. Eu sabia que ela era muito forte. Não vou menosprezar as adversárias, mas eu sabia o quanto ela queria. São muitos anos de luta", vibrou com o feito da irmã, que entrou para a história como a primeira brasileira a se tornar campeã olímpica na maratona aquática. Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, a paulista Poliana Okimoto conquistou o bronze. Irmão de Ana Marcela dá aula de natação em escola particular  (Foto: Acervo Pessoal) Por conta da pandemia, George recusou o convite de amigos para ver a prova em grupo e acompanhou a conquista da medalha na casa onde mora no bairro de Ipitanga, na companhia do filho Guilherme, de 13 anos. A noite de terça-feira reservou muitas emoções. 

"Foram duas horas de apreensão e expectativa. A esperança era que ela pegasse uma medalha, independentemente da cor, e quando a gente viu que ela podia pegar o ouro, o nervosismo redobrou. A gente vinha aguardando há muitos anos isso. Quando ela ganhou, eu caí no choro e meu filho caiu no choro junto comigo", contou. 

George tem 37 anos e praticou natação até os 20. Irmão paterno, ele nunca morou na mesma casa que Ana Marcela, mas por muitas vezes viajou ao lado da irmã para competir. Ele é o filho número 4 de seu George, que se mudou de Salvador para Santos, onde a filha intensificou os treinamentos. Relembre aqui a história olímpica de Ana Marcela até o sonhado ouro.

Depois das tentativas em Pequim-2008 e no Rio-2016, George ainda não sabe quando verá a irmã, mas está ansioso para o retorno dela a Salvador. Antes, ele espera conseguir falar com ela por telefone, algo que ainda não foi possível após a conquista do ouro olímpico. 

"Como ela foi medalha de ouro, a mídia do mundo inteiro está em cima dela e o fuso horário também não colabora. Preferi deixar ela comemorar e viver o momento com o técnico dela, para se falar depois", disse George.