Top 10: conheça as melhores empresas para trabalhar na Bahia

GPTW 2020: marcas de sete diferentes setores entraram no ranking

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 22 de julho de 2020 às 06:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

A pandemia da covid-19 veio para transformar a rotina de trabalho na maioria das organizações. E, mesmo com tantas mudanças e desafios nesse novo contexto, um grupo de empresas desponta como os melhores ambientes para trabalhar na Bahia.

Pelo sétimo ano, o ranking estadual do instituto Great Place to Work (GPTW) identificou 10 organizações que trabalham para desenvolver excelentes locais de trabalho. Ao todo, 45 inscritas concorreram à premiação.

Ao final, foram escolhidas empresas em sete diferentes setores, nas áreas de saúde, tecnologia, consórcios, hotelaria, farmacêutica, mineração e indústria. Nesta edição, as duas categorias do ano passado - grandes empresas e pequenas e médias empresas - foram fundidas em apenas uma.

Assim, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que venceu em 2019 entre as grandes, foi coroada com o primeiro lugar novamente. Ela é seguida pela Kordsa; Simples Vet Tecnologia; Embracon BA; Wish Hotel da Bahia; Laboratório Sabin; Bomconsórcio; Jacobina Mineração - Yamana Gold; Veracel Celulose e Natulab Laboratório Farmacêutico.

Para chegar à lista de vencedoras, a seleção foi dividida em duas etapas. A primeira, quando ocorre a pesquisa quantitativa, é feita com os funcionários. No entanto, as organizações devem ter pelo menos 30 colaboradores para concorrer.

Por fim, a segunda fase é qualitativa - é quando são avaliadas as práticas culturais das empresas. Ao todo, somando todas as 45 concorrentes, as organizações tinham 14.869 funcionários. De acordo com o GPTW, o objetivo da consultoria é justamente apoiar organizações a obter os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

“O ranking GPTW avalia as empresas observando dois aspectos: percepção do colaborador (medida por meio da pesquisa feita com funcionários) e práticas culturais, que nos revelam quais ações a empresa promove para ser um excelente lugar para trabalhar. De forma geral, as empresas premiadas em 2020 apresentam crescimento de 4 pontos comparado com as premiadas em 2019, o que, além de mostrar um aumento na valorização dos funcionários, revela o quanto as Melhores Empresas conseguem se mostrar mais efetivas em momentos de crise como o que estamos atravessando”, explica a diretora de Regional no GPTW, Pamella Nilsen.

Perfil Entre as empresas premiadas, as mulheres representam 35% do quadro de funcionários. Entre os presidentes, elas são 20%. A média de idade dos líderes é de 48 anos e, de forma geral, estão no cargo há sete anos.

Já as organizações existem, em média, há 26 anos e, pelo mesmo cálculo, têm unidades em quatro estados brasileiros. Das 10 vencedoras, duas têm operações no exterior. A taxa de rotatividade é baixa: apenas 4% ao ano.

Alguns números podem ajudar a explicar isso: 70% delas oferecem bolsas de estudo para graduação ou pós, enquanto 40% têm esse auxílio para cursos de idiomas. Programas de coaching e de mentoria estão presentes em 60% das organizações premiadas. Além disso, 40% delas disponibilizam uma verba que pode ser usada para o desenvolvimento dos funcionários de acordo com a escolha de cada um.

“Um outro dado que chama atenção tem a ver com a reputação das organizações premiadas, afinal 98% das pessoas recomendariam sua empresa para amigos e família como um excelente lugar para trabalhar. Esse número é poderosíssimo quando trabalhamos a marca empregadora da companhia, o famoso employer branding na expressão em inglês, que demonstra atratividade da marca no mercado de trabalho”, ressalta a diretora de Regional no GPTW, Amanda Souza.As respostas mais frequentes, entre os funcionários, para explicar os motivos pelos quais permanecem nessas empresas eram de que elas oferecem oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores. Além disso, 97% dos colaboradores dessas organizações afirmaram que são bem tratados independentemente de sua cor, etnia, orientação sexual, sexo ou idade.

Resultados O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seção Bahia (ABRH-BA), Wladimir Martins, destaca que a premiação é importante para reconhecer as empresas que têm um índice de felicidade maior em seu ambiente e que, com isso, produzem efeitos positivos que vão desde o clima organizacional até os resultados.

“Para que cada vez mais no mercado a gente possa valorizar cases desse tipo, introduzindo nas organizações metodologias que podem fazer a diferença em gestão de pessoas e por conseguinte produzir resultados incríveis. É uma premiação significativa para o fomento de boas práticas de gestão de pessoas”, afirma.

Segundo Martins, essas empresas saíram na frente, mesmo diante das dificuldades trazidas pela covid-19. “Nesse contexto de pandemia, mais uma vez vem à tona que as empresas que cuidaram melhor dos seus colaboradores, que têm seus ambientes mais felizes e uma liderança humanizada conseguem passar por momentos difíceis de maneira mais eficaz e eficiente", completa o executivo.

De acordo com Pamella Nilsen, as empresas que valorizam seus colaboradores conquistam resultados muito mais efetivos. “Embora seja o 7º ano do ranking Melhores Empresas para Trabalhar da Bahia, percebemos ainda um grande desafio na evolução desse tema na região. Assim como na Bahia, promovemos outros dezenove rankings regionais e acompanhamos ao longo dos anos o quanto esse movimento contribui para o desenvolvimento local e amadurecimento das empresas no pilar Gestão de Pessoas, impactando diretamente o negócio principal”, diz a executiva.

“Ao falarmos sobre ‘ser um Great Place to Work’, trazemos um novo olhar para o mundo dos negócios, provocando as empresas a irem além dos pilares de gestão tradicional, afinal os novos tempos exigem mudança de pensamento, de comportamento e, portanto, de gestão. Já é de conhecimento das lideranças que a Inovação é o caminho não apenas para o sucesso do negócio, mas principalmente para sua sustentabilidade. Ninguém inova, porém, sem investir em um recurso preciosíssimo: as pessoas”, afirma Pamella Nilsen.“Essas 10 Empresas Premiadas em 2020 têm a clareza de que ser um Great Place to Work é, acima de tudo, uma diretriz de negócio. Não se trata apenas de ser boa para as pessoas, mas também boa para os negócios e para a sociedade”, completa a executiva.

Premiação Este ano, para respeitar o distanciamento social necessário para o combate à proliferação do novo coronavírus, o tradicional evento de premiação do GPTW na Bahia, realizado em parceria com o CORREIO não será realizado. “É fundamental respeitar todas as orientações neste sentido, mas, enquanto veículo de comunicação, sabemos como é importante, principalmente nos tempos atuais, mostrar bons exemplos de empresas em nosso estado que investiram em práticas de gestão de pessoas, conseguindo manter suas equipes motivadas, alcançando um importante desempenho”, afirma a gerente Comercial do jornal, Luciana Gomes.

O GPTW O Great Place to Work é uma consultoria global que atua em 90 países ao redor do mundo. Todos os anos, através de pesquisas quantitativas e qualitativas, mapeiam mais de 10 mil empresas e 12 milhões de funcionários com atuação em 92 idiomas. Fundada nos Estados Unidos, a consultoria fez a primeira lista das melhores empresas do mundo no Brasil em 1997. Na Bahia, a pesquisa é realizada há sete anos. “Trabalhamos para construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work For All e acreditamos muito no potencial da economia baiana de tornar-se uma referência nacional nesse tema, impulsionando mais empresas a seguir esse caminho”, reforça Amanda Souza.

Melhores empresas para trabalhar na Bahia (7ª edição - GPTW) 1ª Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública 2ª Kordsa 3ª Simples Vet Tecnologia 4ª Embracon BA 5ª Wish Hotel da Bahia 6ª Laboratório Sabin 7ª Bomconsórcio 8ª Jacobina Mineração – Yamana Gold 9ª Veracel Celulose 10ª Natulab Laboratório Farmacêutico

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.