Top-10: CORREIO lista Ba-Vis mais marcantes dos últimos 40 anos

esportes
15.01.2019, 02:00:00
Atualizado: 15.01.2019, 12:52:21
Imagem da briga generalizada no Ba-Vi de 25 de março de 1979, o primeiro da história do CORREIO (Hipólito Pereira/ARQUIVO CORREIO)

Top-10: CORREIO lista Ba-Vis mais marcantes dos últimos 40 anos

Contamos a trajetória do jornal através de dez clássicos na história

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


“A teoria tática acabou decidindo o Ba-Vi, ontem, à tarde, na Fonte Nova: uma jogada inédita, ensaiada só no quadro-negro foi mortal para o Bahia e permitiu a Sivaldo transformar-se no herói do grande clássico do futebol baiano”. Assim o CORREIO (na época, era comum o texto não conter a assinatura do repórter) iniciou a narrativa do primeiro Ba-Vi com cobertura do jornal, vencido pelo Vitória por 1x0. O jogo foi disputado no dia 25 de março de 1979, pouco mais de dois meses após a estreia.

Esta compilação reúne 10 clássicos para contar a trajetória de 40 anos. O primeiro, além da justa homenagem ao ex-ponta-esquerda Sivaldo, falecido em 18 de dezembro de 2018, reúne componentes que marcam a rivalidade e escapam do lugar-comum.

O top-10 a seguir inclui os clássicos que, na avaliação do CORREIO, são os mais marcantes das últimas quatro décadas. Foram arrumados inicialmente em ordem cronológica, mas ela se altera a depender dos votos de cada leitor, dado com um clique na seta verde do respectivo Ba-Vi para indicar uma "curtida". No fim da lista, responda à enquete: Qual seu Ba-Vi preferido? Depois, delicie-se com vídeos dos jogos.

CLIQUE AQUI E VEJA ESPECIAL COMPLETO CORREIO 40 ANOS+

Beijoca, Fito, Osni, Adão, Hugo, Arturzinho, Raudinei, Ramon, Índio, Dinei. Verbetes que sintetizam as disputas, alegrias, tristezas e, principalmente, memórias que atravessaram essas quatro décadas e ajudaram a moldar o caráter de tricolores e rubro-negros de diferentes gerações.

Como toda lista, esta certamente comete injustiça com Ba-Vis que ficaram de fora. Lembra do soco de Parreira em Preto por causa de um suposto adultério, em 1997? E do 5x1 para o Vitória na inauguração da Arena Fonte Nova, em 2013? E do tricampeonato tricolor em 1988, em que o goleiro Tonho agrediu Osmar após o terceiro gol e iniciou uma briga generalizada? E das goleadas comandadas por Adoílson? Dario, Bobô, Bigu, Bebeto, Petkovic, Lima, Uéslei, Agnaldo Capacete, Marcelo Ramos. Todos na memória. E com a certeza de que outros 40 virão.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-como-cantar-e-dancar-forro/
Além da Axé Music a Bahia também exporta arrasta pé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais