Trânsito é liberado na região do Iguatemi após duas horas de protesto

Novo ato está previsto para 15h no Campo da Pólvora

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 09:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO

O trânsito foi liberado, por volta das 9h10, na região do Iguatemi, em Salvador, duas horas após início da manifestação, que fechou as pistas nos dois sentidos no local. Manifestantes bloquearam a via na altura do Shopping da Bahia, desde 7h desta segunda-feira (19). Por conta do protesto, as avenidas ACM e Paralela ficaram congestionadas. 

De acordo com a Polícia Militar, o protesto na região do Iguatemi foi pacífico. "Os manifestantes bloquearam a via sentido avenida Paralela, mas o trânsito foi normalizado desde às 9h, conforme negociado", informou a corporação em nota.

Muitos passageiros desceram dos ônibus e precisaram seguir à pé para terminar a viagem. Os amigos Davi Santos, 36, e Gabriel Santana, 35, trabalham como vigilantes em um condomínio, na Avenida Paralela. Eles saíram de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, 40 minutos antes do horário normal.

"A gente viu na imprensa que teria manifestações, por isso combinamos de sair de casa mais cedo. Temos que render nossos colegas. Descemos aqui (Iguatemi) e vamos pegar o metrô para completar a viagem", contou Davi.

Manifestações aconteceram ainda em outros pontos de Salvador, incluindo garagens de ônibus, na manhã desta segunda-feira (19). O motivo da manifestação é a votação da Reforma da Previdência. Foi registrada manifestação nas garagens das empresas  Dois de Julho (Lauro de Freitas) e da Camarujipe, às margens da BR-324, por volta de 4h.

Segundo o presidente da categoria, Hélio Ferreira, uma nova manifestação está prevista para as 15h, no Campo da Pólvora. 

Congestionamentos Uma hora após o final do bloqueio na Região do Iguatemi, o trânsito ainda registrava lentidão: na Avenida Paralela, sentido Centro, o reflexo chegava até a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no CAB. 

A Orla, rota de fuga quando a região do Iguatemi está congestioanda, também sofreu lentidão. O trânsito ficou intenso na Avenida Octávio Mangabeira, entre as praias de Pituaçu e a Pituba.

Desvios no trânsito Após o fim do protesto, a Transalvador suspendeu os desvios no trânsito na região onde os manifestantes se concentraram. Antes, o órgão de trânsito havia orientado os motoristas que evitassem os locais dos bloqueios realizados por manifestantes em frente ao Shopping da Bahia e no viaduto Raul Seixas.

Motoristas foram orientados a seguir, nas proximidades do Hiper Posto, para a Avenida Paulo VI e de lá retornavam no sentido Lucaia para a Avenida ACM. 

Já na Bonocô e na Rótula, os veículos eram conduzidos a evitar o sentido Shopping da Bahia. Já na região da Rodoviária, os condutores foram orientados a seguir para a região da Rótula do Abacaxi, evitando a Av. ACM.