Trezena de Santo Antônio começa neste sábado

Quatro igrejas de Salvador são dedicadas ao santo casamenteiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2019 às 10:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Os devotos de Santo Antonio já estão finalizando os preparativos para começar, a partir deste sábado (1), a trezena em homenagem ao santo casamenteiro, que  é também conhecido como pai dos pobres. Na Arquidiocese de Salvador, das 100 paróquias , quatro são dedicadas a Santo Antônio e terão programação especial até o dia 13 de junho, quando é o ponto alto das comemorações.

Na paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, localizada no Centro Histórico, de 1º a 12 de junho, sempre às 20h, os fiéis vão poder refletem sobre o tema “Santo Antônio, a Igreja de Cristo em Missão no Mundo”.

Já no dia dedicado ao santo (13), haverá alvorada às 6h, missas às 7h, 9h30, 11h e 16h30. A partir das 17h30 acontecerá a procissão, que vai percorrer as principais ruas do bairro - sairá da igreja e passará pela Ladeira do Baluarte e pelas ruas Vital Rêgo, Siqueira Campos, Adobes, Marchantes, Cruz do Pascal e Rua Direita do Santo Antônio.

Logo após a procissão, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a missa campal.

Já no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, os devotos de Santo Antônio também celebram o padroeiro, na igreja matriz (Rua Santo Antônio, 133, Portão). Até o dia 12 de junho haverá missas, diariamente, às 7h, e a trezena às 19h, seguida de quermesse.

No dia festivo (13), a programação terá início com a alvorada às 6h. Por volta das 8h30 os devotos recitarão o Ofício de Santo Antônio e às 10h participarão da primeira missa do dia. Já às 19h terá início a procissão, que sairá da Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Queira Deus) e seguirá até a matriz, onde será celebrada a missa presidida pelo padre Diego Jesus dos Santos.

Quem também estará em festa nos 13 primeiros dias do mês de junho é a Paróquia Santo Antônio, em Cosme de Farias. O tema central escolhido para os festejos é “Uma comunidade em saída, nos passos de Santo Antônio”. De 1º a 12 de junho a trezena acontece às 19h30, na Matriz (Praça Cosme de Farias, s/n).

O ponto alto dos festejos será no dia 13 de junho, quando haverá alvorada às 6h; procissão saindo da Igreja Senhor Bom Jesus dos Milagres, às 18h, e seguindo até a igreja matriz. A missa festiva será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira dos Santos, às 19h30.