Ufba escuta MPB, já Unifacs prefere forró: o que ouvem os universitários baianos

Spotify oferece desconto para estudantes; saiba como conseguir

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Moura
  • Gabriel Moura

Publicado em 1 de junho de 2021 às 09:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva / CORREIO

Se ao visitar a Universidade Federal da Bahia (Ufba) você for recepcionado por um "desce, viado", não acanhe: o ufbiano está apenas recitando os versos de sua canção preferida. Afinal, o hit da banda 'A Travestis' é o mais reproduzido entre os nativos da maior universidade baiana, aponta o Spotify.

Além do pagode que ‘seduz os incubado’, outras canções que estrelam a playlist com as mais ouvidas entre os estudantes são 'Protetor Solar', de ÀTTØØXXÁ; '21', de Scambo; e 'Eu Vou no Gueto', de Afrocidade. 

Elas ocupam as quatro primeiras posições em uma playlist feita pelo Spotify mostrando as preferidas destes universitários. A lista foi esclarecedora, para não dizer estarrecedora, na visão do estudante de produção cultural João Gabriel, de 20 anos.

“Tem aquele chavão que a galera repete, de que só ouve pagodão nas festas, mas que não coloca no ‘fone de ouvido’. Essa lista destrói totalmente esse argumento, pois está todo mundo (espero) em casa, mas a baixaria segue sendo a preferência. Eu, particularmente, achei o máximo, um bafo”, analisa o estudante, que também comemora a presença de muitos artistas negros e baianos na playlist.

Além da Ufba, o mesmo levantamento foi feito entre os discentes da Universidade Salvador (Unifacs), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).

No caso da Uesc, o pódio é formado por "Bota a Mão no Carro", de O Maestro; "Metendo Gostoso", d'O Poeta; e "700 Pirocada", do Mc Gw.

"Que baixaria", escrutinou o estudante de direito Gabriel Junqueira, após ver a lista que, na visão dele, corresponde ao gosto musical dos universitários do Sul da Bahia.

“Embora já há algum tempo afastados desse convívio presencial, o estilo das músicas que observei geralmente é o que toca nas festas dos estudantes. A percepção e o gosto musical daqui da região têm muita influência do funk e do axé. E quanto ao trap, é realmente um estilo musical que vem se tornado mais frequente entre a juventude. Acredito que não só na Bahia, mas nas regiões do Brasil no geral”, matutou o jovem de 19 anos.

MPB x forró Além de mostrar as músicas mais tocadas, a playlist também revela os estilos musicais preferidos dos universitários. Aí a baixaria dá lugar a tradição: MPB reina na Uneb e Ufba, enquanto o forró está nos topos das paradas da Unifacs, Uesc e Ufrb. 

Entre esses estudantes o clima junino já começou, com hits como 'Encosta N'eu', de Estakazero, 'Manchete dos Jornais', de Calcinha Preta e 'Riacho do Navio', de Flávio José, marcando presença nas primeiras posições das respectivas playlists.

“Aqui na Uesc tem muita influência do São João. Em anos normais, os estudantes organizavam, em parceria com os centros acadêmicos, algumas festas e atividades nos pavilhões”, revela Gabriel Junqueira.

Reino do pagodão Já o pagode baiano não aparece como mais ouvido em nenhuma das 5 playlists. Porém, a música top 1 de todas as universidades é uma expoente deste gênero.

Além de ‘Desce Viado, na Ufba, na Uneb ‘Metendo Gostoso’, d’O Poeta, é o preferido. Os particulares da Unifacs elegeram 'Ôh Piranha', da banda O Mandrake. No sul, o povo da Uesc ouve 'Bota a Mão no Carro', de O Maestro. Enquanto no Recôncavo, O Poeta garantiu outro ouro, desta vez com 'A 10 e a Faixa'.

Como assinar o Spotify para universitários A formulação dessas playlists só foi possível por conta da Plano Spotify Universitários. Com ele, os estudantes das faculdades credenciadas conseguem desconto na hora de assinar a plataforma.

O valor cai pela metade do preço, ficando em R$ 9,90 mensais. Para assiná-lo, o estudante precisa ter mais de 18 anos e comprovar a matrícula na respectiva universidade. 

O serviço promocional só pode ser assinado durante 4 anos. Após isso, a sua conta migrará automaticamente para o plano premium, que custa R$ 19,90.