Ufba realiza primeiro seminário sobre derramamento de óleo no litoral

bahia
20.11.2019, 16:29:00
(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Ufba realiza primeiro seminário sobre derramamento de óleo no litoral

Pesquisadores debatem tema nesta quinta-feira (21), no campus de Ondina

O vazamento de óleo que polui o litoral nordestino desde setembro, com registros de manchas recentes também na região Sudeste, será tema de um seminário promovido por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) nessa quinta-feira (21).

O I Seminário da UFBA sobre o Derramamento de Petróleo no Litoral Brasileiro, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, ocorrerá no auditório de Videoconferências do Instituto de Geociências, no campus de Ondina, a partir das 14h.

O objetivo do evento, segundo os organizadores, é facilitar a troca de informações e fomentar a colaboração entre pesquisadores que, desde os primeiros momentos, se engajaram no esforço de determinar a origem do óleo derramado e orientar acerca das medidas a serem tomadas para mitigar os estragos dele decorrentes.

Os pesquisadores que participarão dos debates atuam em várias áreas do conhecimento e passaram a se reunir num fórum de discussão dos diversos aspectos envolvidos na questão do derramamento de óleo.

Na ocasião, alguns dos pesquisadores baianos – que atuam em várias áreas do conhecimento e passaram a discutir o problema após a Ufba criar um fórum sobre o tema – apresentarão o quadro atual do derramamento e discutirão os principais aspectos do problema.

A proposta também prevê a análise de possíveis impactos ambientais (ameaça às reservas biológicas ou áreas de preservação), de saúde pública (perigo de contaminação por contato pelas equipes de voluntários e na alimentação da população) e ainda das implicações sociais e econômicas nas áreas afetadas.

Confira os temas e os respectivos pesquisadores que participarão dos debates:

  • Origem e Composição do Petróleo - Olívia Oliveira, Janini Pereira, Vanessa Hatje.

  • Impactos em Ecossistemas - Francisco Kelmo Santos, Francisco Barros, Zelinda Leão.

  • Processos e Tecnologias de Remediação - Ícaro Moreira, Zenis Rocha, Silvana Mattedi.

  • Questões de Toxicidade - Rita Fernandes, Marco Antonio Rêgo, Neuza Miranda.

  • Aspectos Socioeconômicos - Guiomar Germani, Miguel Acioly, Paulo Pena.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas