Unidade de Saúde da Família começa a ser construída na Fazenda Grande do Retiro

Investimento é de R$ 900 mil e o prazo de conclusão é de 124 dias

Publicado em 21 de junho de 2018 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Quando a aposentada Maria Assunção, 60 anos, deseja realizar algum exame, por mais simples que seja, ela precisa se deslocar até o centro da cidade. De onde mora, na Fazenda Grande do Retiro III, a aposentada gasta cerca de 40 minutos para buscar atendimento no Centro de Saúde Municipal, na Avenida Carlos Gomes.

A boa notícia para dona Maria veio na manhã desta quinta-feira (21), quando o prefeito ACM  Neto assinou uma ordem de serviço para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (UFS) na Rua Demerval de Souza Gusmão, na Fazenda Grande III.

A unidade, que teve o investimento de cerca de R$ 900 mil, deve ficar pronta nos próximos 240 dias. Quando for inaugurada, contará com 12 consultórios que vão receber as equipes responsáveis por cuidar da saúde familiar e bucal da população. Por lá, serão realizados exames laboratoriais, além de serviço de enfermagem, vacina, tuberculose e diabetes. O espaço onde a USF será construída é um terreno da rua sem utilização e sem pavimentação. 

Pedido A aposentada conta que o posto de saúde era um pedido antigo dos moradores do bairro e que, agora, eles esperam não ter que ir para bairros vizinhos e distantes para ter um atendimento médico. "Estavámos precisando muito porque a nossa comunidade é carente de saúde, infelizmente. Poderíamos ter uma saúde melhor, mas a do Brasil, a da Bahia e do Retiro, anda mal. Esperamos que esse espaço seja inaugurado e funcione", disse Maria. A vizinha, a também aposentada Maria do Carmo, 66, tem um plano de saúde, mas estava preocupada porque o seu irmão não possui o serviço particular. 

"Era minha também (vontade) porque eu tenho familiares que utilizam o serviço público, como o meu irmão, de 72 anos. Eu andava pensando em levá-lo para uma clínica particular e fico feliz em saber da construção dessa unidade de saúde", disse.   

Investimento e cobertura na saúde O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, reforça que a construção da unidade de saúde era um pedido dos moradores. Quando pronta, garante ele, a cobertura de saúde no distrito sanitário do qual o bairro faz parte sobe para 64%.

"Quando assumimos a prefeitura, em 2012, essa cobertura era de apenas 21%, avançamos muito. A unidade terá mais 500 m² de área, com uma equipe qualificada para atender a todos", afirmou o secretário.

Segundo o prefeito ACM Neto, desde seu primeiro mandato, 76% dos investimentos foram realizados em áreas mais pobres da cidade. 

"Os números na saúde são contudentes. Quando chegamos à prefeitura, Salvador aplicava menos de 15% do seu orçamento na saúde, nós, hoje, aplicamos mais de 20%", diz o prefeito.