‘Vacina Mata’ e ‘Lula Ladrão’: restaurantes têm nomes alterados no iFood

Internautas apontam invasão hacker no sistema da plataforma

Publicado em 2 de novembro de 2021 às 21:30

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução

Quem decidiu pedir o jantar desta terça-feira (2) no iFood se surpreendeu com os nomes de restaurantes exibidos no aplicativo. A plataforma de entrega de comida passou a exibir frases como “Vacina Mata”, “Bolsonaro 2022”, “Lula Ladrão” e “Petista Comunista” no lugar dos estabelecimentos.

Na internet, usuários de todo o Brasil comentaram sobre a invasão à plataforma e também sobre a autoria do ataque.

Publicações no Twitter indicam que a modificação dos nomes aconteceu para usuários de diversas partes do país, como Salvador, Florianópolis, Natal, entre inúmeras outras cidades. Até o momento, não há indicações do que possa ter causado as alterações.

Lembra dela? Menina do meme 'cabelo solto de prancha' trabalha alisando fios

"O iFood sendo hackeado já fui tirar meu cartão que estava salvo lá", comentou um usuário. "Qual a graça de hackear o iFood e não dar comida e cupom de graça pra nós? Vamos fazer o trabalho direito aí hackers", brincou outro.

Recentemente, o iFood cancelou o patrocínio do Flow Podcast após um dos apresentadores ter defendido direito à liberdade para expressar declarações racistas ou homofóbicas.

Em comunicado publicado no Twitter, o IFood explicou que o ataque foi realizado "por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes".

A plataforma explicou ainda que os dados dos clientes estão seguros, pois os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários.

O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.

— iFood (@iFood) November 3, 2021