Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vacinômetro Bahia: 345 mil vacinados; 2ª dose começa a ser aplicada no dia 15   

Percentual de aplicação em relação às doses disponibilizadas é 78,4%

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 18:39

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

A Bahia chegou à marca de 344.841 vacinados com primeira dose, até às 14h desta quarta (10), de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Já foram distribuídas para os municípios 439.980 doses. Com isso, o percentual de aplicação em relação às doses disponibilizadas é 78,4%.  A partir da próxima segunda (15), o estado inicia a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac. Os imunizantes contra a Covid-19 já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir desta sexta-feira (12). O esquema da segunda dose começará pelos profissionais da saúde da linha de frente contra o Coronavírus, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados, grupos que foram imunizados na primeira etapa da vacinação. De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, no momento da aplicação da primeira dose, já foi feito o aprazamento para a segunda. A Coordenadora recomenda que as pessoas busquem os mesmos locais onde tomaram a primeira dose. Vânia também lembra que devem ser levadas a carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identificação oficial. “É importante que seja levada a carteira de vacinação, pois é onde está assinalado qual o laboratório fabricante da vacina”, explica.Vacinômetro detalhado A maior parte das 344.841 doses da vacina já aplicadas foram para os profissionais de saúde: 245.271. Além disso, 82.941 idosos a partir de 80 anos e de instituições de longa permanência, 14.958 indígenas aldeados, e 670 pessoas com deficiência receberam a vacina até esta quarta.

Com quase 80% das doses disponíveis para o estado já aplicadas, a Bahia vê suas grandes cidades se aproximarem do fim das doses, como é o caso de Salvador, que já aplicou 94% das 108.980 doses disponíveis e interrompeu a vacinação de profissionais de saúde.

Ainda assim, a vacinação contra a covid está com atraso em quase 40% das cidades do estado. De acordo com a Sesab, 155 cidades estão abaixo de 75%, percentual exigido pela secretaria para envio de novas doses. Nesta quarta (10), a Bahia registrou 44 mortes e mais 3.450 novos casos de covid-19. No mesmo período, 3.003 pacientes foram considerados curados da doença.