Veja como votaram os deputados da Bahia no 1º turno da reforma

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado hoje na Câmara

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2019 às 23:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Agência Câmara

A maioria dos deputados baianos votou nesta quarta-feira (10) de maneira favorável ao texto-base da Reforma da Previdência. Foram 25 votos pelo sim, contra 13 para o não. Somente um deputado da Bahia, Bacelar (PODE) não compareceu à sessão.

O texto-base da reforma da foi aprovada hoje pela Câmara dos Deputados por 379 votos contra 131. Os destaques serão analisados nesta quinta (11) e ainda haverá outra votação na Câmara antes do assunto seguir para o Senado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que espera encerrar os dois turnos necessários de votação até sexta-feira (12). 

Veja como foram os votos dos representantes baianos:

Abílio Santana (PL) - SIM Adolfo Viana (PSDB) - SIM Afonso Florence (PT) - NÃO Alex Santana (PDT) - SIM Alice Portugal (PCdoB) - NÃO Antonio Brito (PSD) - SIM Arthur OLiveira Maia (DEM) - SIM Bacelar (PODE) - AUSENTE Cacá Leão (PP) - SIM Charles Fernandes (PSD) - SIM Claudio Cajado (PP) - SIM Daniel Almeida (PcdoB) - NÃO Elmar Nascimento (DEM) - SIM Félix Mendonça Junior (PDT) - NÃO Igor Kannário (PHS) - SIM João Carlos Bacelar (PL) - SIM João Roma (PRB) - SIM Jorge Solla (PT) - NÃO José Nunes (PSD) - SIM José Rocha (PL) - SIM Joseildo Ramos (PT) - NÃO Leur Lomanto Junior (DEM) - SIM Lìdice da Mata (PSB) - NÃO Marcelo Nilo (PSB) - NÃO Márcio Marinho (PRB) - SIM Mário Negromonte Jr (PP) - NÃO Nelson Pellegrino (PT) - NÃO Otto Alencar Filho (PSD) - SIM Pastor Sargento Isidório (Avante) - SIM Paulo Azi (DEM) - SIM Paulo Magalhães (PSD) - SIM Professora Dayane Pimentel (PSL) - SIM Raimundo Costa (PL) - SIM Ronaldo Carletto (PP) - SIM Tito (Avante) - SIM Uldurico Junior (PROS) - SIM Valmir Assunção (PT) - NÃO Waldenor Pereira (PT) - NÃO Zé Neto (PT) - NÃO

Votação Depois de oito horas de debates, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto principal da reforma da Previdência. A proposta teve 379 votos a favor e 131 votos contra.

A reforma da Previdência precisava de 308 votos, o equivalente a três quintos dos deputados, para ser aprovada. Se aprovado em segundo turno, o texto segue para análise do Senado, onde também deve ser apreciado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

O debate do texto principal foi aberto por volta das 17h, quando a Câmara rejeitou o último requerimento de retirada de pauta da reforma da Previdência. Nas últimas horas, os líderes dos partidos estavam encaminhando as orientações para as bancadas.

Destaques Depois, os parlamentares começam a votar os 20 destaques apresentados pelas bancadas. Mais cedo, os deputados tinham concordado em derrubar as emendas individuais e manter apenas as de bancada.

Os destaques mais aguardados são o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que servem à União.

O plenário rejeitou por 265 votos a 184, o destaque nº 9, apresentado pela bancada do PL, que buscava manter as regras atuais das aposentadorias dos professores dos ensinos infantil, fundamental, médio e universitário. Esse destaque havia sido rejeitado na comissão especial na semana passada. 

Atualmente, não há idade mínima para a aposentadoria da categoria no setor privado, mas se exige tempo de contribuição de 25 anos para as mulheres e 30 anos para os homens. No setor público, a idade mínima exigida é de 50 para as mulheres e 55 anos para os homens, além de 25 anos de contribuição para as mulheres e 30 anos para os homens - sendo 10 anos como servidor público e 5 anos no cargo de professor.

Pelo texto-base da reforma da Previdência aprovado hoje no Plenário, passará a vigorar - tanto para os professores públicos como para os privados - idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 anos para os homens, com 25 anos de contribuição para ambos.

Após o destaque nº 9, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) encerrou os trabalhos de hoje no plenário. O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado há pouco por 379 votos a 131 no plenário. Todos os demais destaques ficarão para amanhã.