Veja tudo o que rolou no Afro Fashion Day 2018

Desfile que aconteceu no Museu Du Ritmo levou cerca de 1,2 mil pessoas para assistir a passarela mais negra do Brasil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2018 às 16:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A quarta edição do Afro Fashion Day (AFD), maior passarela negra do Brasi, levou cerca de 1,2 mil pessoas ao Museu Du Ritmo, no bairro do Comércio neste sábado (24). Com muitas cores, o evento contou com sessenta e três modelos e convidados, que encantaram a todos, reinando absolutos num palco que avançou pelo meio da plateia com área total de 400 m² e passarela de 18 m² . Teve de tudo: casamento, performance de drag-queen, pantera cor de rosa e até baile funk. O objetivo era um só: exaltar o protagonismo e a identidade cultural do povo negro. Confira cliques do evento feitos pelo fotógrafo Renato Santana.

[[galeria]]

Foram 48 marcas baianas no espetáculo: Adriana Meira; Aládio Marques; Abanto; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negralá; By Aninha Acessórios; Candida Specht; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Erika Rigaud; Euzaria; Fagner Bispo; Goya Lopes; Incid; Ismael Soudam; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Jorge Nascimento; T Camisetaria; Katuka Africanidades; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Madame Nalwango; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; Mônica Anjos; NBlack; Negrif; Sungas Oliver; Orig; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino; Sonbrille; Sou Diva - tábompravocê?; Soul Dila; Tempt; Turbanque e Ziê. O AFD tem apoio institucional da prefeitura de Salvador e apoio do Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano e Museu du Ritmo.Confira tudo o que rolou abaixo.

Virou festa! A abundância de cores tomou conta da passarela e todos os modelos se juntaram. Depois de um sonoro “me solta p***!”, o palco virou um verdadeiro baile funk, que permaneceu fervendo até às 22h.https://www.instagram.com/p/Bqld7xalnqN/?utm_source=ig_embed&utm_medium=loadingVisualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Jornal Correio (@correio24horas) em 24 de Nov, 2018 às 5:48 PSTPontos altos O desfile foi guiado por sete cores - oito cores vermelho, azul, amarelo, laranja, verde, rosa-choque, roxo e branco - e teve vários pontos altos. Um deles foi o casamento realizado em plena passarela, ao som de uma marcha nupcial remixada, com os modelos Michelly Marie e Diogo Arcanjo. Já Jonas Bueno, ganhador das seletivas de Bairro, estava todo de rosa e se transformou na própria Pantera Cor-de-Rosa, arrancando gritos fervorosos do público.

Outro ponto alto foram as modelos plus size, que desfilaram cheias de beleza e poder, mostrando que podem usar o que quiserem - e quando quiserem. Gorda de maiô? Teve e pode! 

A modelo Bruna Azevedo, 17, veio prestigiar os amigos: “Está lindo. Representatividade importa e muito”, resumiu (Foto: Naiana Ribeiro/CORREIO) 19h20Começou! O desfile começou ao som de A cor Dessa Cidade, primeira música do set do DJ Mauro Telefunksoul, responsável por toda a trilha sonora do Afro Fashion Day. Em seguida, foi realizada uma homenagem ao Mestre Môa do Katendê, assassinado brutalmente após uma discussão política. Confira principais trechos do desfile no nosso Instagram: @correio24horas.

[embed tQx7qQK5790] Wladia Góes e Flávia Botelho, da empresa 220 Volts. "E um evento importantíssimo. Acho que deveria ser um calendário fixo semestral", diz Góes. Em família Elisabete e as gêmeas Geovanna e Rebeca A servidora pública Elisabete Pereira, 41, trouxe as gêmeas Geovanna e Rebeca Rafá, de 7 anos, para o AFD. As meninas estão curtindo o som antes do desfile e já pediram para ficar até o final, quando o DJ Telefunksoul fará uma festa. "Tem empoderamento, representatividade e diversão em um único lugar", afirmou a mãe.

***

A cor do som O DJ Telefunksoul é o responsável pela trilha do desfile e pela festa que rola logo depois É sempre um prazer estar no Afro Fashion Day, um desfile que reverencia nossa cor, nossa raça. É lindo ver um desfile desses na passarela, roupas, modelos, música... tudo trabalhado na negritude, na Bahia... Fora que é um desfile mais aberto, sem limitação de padrões. Para embalar a galera vai ter muito afrobeat e afrohouse***

New face A modelo Rafaela Santana, de 19 anos A modelo Rafaela Santana, 19, começou a carreira neste ano. Conta que alisava os cabelos desde os 5 anos e resolveu cortar para assumir os cachos. "Nunca tive coragem. Mas vi que muitas mulheres estão assumindo seus cabelos naturais e resolvi assumir também. Essa questão da representatividade importa muito. Quando a gente vê alguém sendo bem sucedida, a gente vê que pode também", afirma ela.

Em seu primeiro grande desfile, ela considera que o evento é uma vitrine única. "Com certeza, é um divisor de águas na minha carreira", comenta ela, que está ansiosa para o desfile. "Minha mãe vai estar e ela é um exemplo de força e resistência", conta.

***

RepresentatividadeO Afro Fashion Day é um evento que trata de representatividade. Por isso é tão importante para o CORREIO. Envolve moda e economia criativa, mas vai muito além da moda. É algo que representa as pessoas, um evento para a família inteira. Estamos muito felizes com o novo local, o Museu du Ritmo. Foi uma decisão acertada porque agrega, além de beleza, história. (Fábio Góis, gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do Correio)***

Olha que fofa! Kiara tem 7 anos e muita autoestima: "linda e poderosa" (Foto de Naiana Ribeiro) A pequena Kiara, de 7 anos, já chegou fazendo pose. É que ela é modelo mirim e veio ver as veteranas para se inspirar. "Gosto de moda e roupas. Sou negra, sou linda e poderosa".

***

Bem blogueirinha A redatora e blogueira Vanessa Ventura (Foto: Naiana Ribeiro) A redatora publicitária e blogueira Vanessa Ventura (@vanessaventurareal no Instagram), 27, veio prestigiar o AFD mais uma vez. Ela conta que resolveu usar um macacão rosa bem chamativo para o evento. "Interessante que cor está ligado a destaque e por muito tempo o negro teve que se colocar no lugar do discreto para ter acesso ao menos a coisas básicas. A discrição é uma ferramenta de defesa. A gente tem que usar cores, se impor e ir de encontro a esse sistema que a todo momento tenta nos apagar".

Portões abertos! A funcionária pública e poetisa Pérola Anjos, 35, foi uma das primeiras a chegar no AFD (Foto de Naiana Ribeiro) Pérola  ficou sabendo do desfile pela internet e redes sociais digitais. "Não podia perder um evento como este, que fala sobre beleza, estética, força e ancestralidade", conta. Com seu laço laranja e flores vibrantes, ela se destacava na fila para entrar no Museu Du Ritmo. "Historicamente, negaram a nossa beleza e tentavam nos enquadrar em um padrão que não é o nosso. Tudo combina com a gente e a gente combina com tudo", diz.

***

O meu sensor de fechação explodiu! A drag queen Nininha Problemática, 21, chegou cedo ao Museu Ritmo e disse que vai repetir a dose do ano passado: "Vim pra lacrar, meu amor!" (Foto de Naiana Ribeiro) ***

Poderosa A modelo Diana Silva Lima, 20 (Foto de Midiã Noelle) A modelo Diana Silva Lima, 20, desfila pela segunda vez no Afro. Para ela, é muito importante estar aqui por conta da representatividade. "Eu, como negra, me empodero, me sinto muito feliz de estar participando de um evento voltado para a beleza e cultura negra".

***

Cheguei A cantora Majur, uma das convidadas que vai subir à passaela do Afro Fashion Day (Foto: Naiana Ribeiro) A cantora Majur, de 23 anos, vai desfilar de amarelo. "Por muito tempo nos disseram que a gente não podia usar cores marcantes, que não combinava e era ruim, e a gente acreditou. Na minha adolescência, por exemplo, eu usava muito branco, preto e cinza. Agora estou aqui para representar e mostrar que a gente pode tudo", pontua. A artista se classifica como andrógena e acredita que transmite uma mensagem da diversidade. "O Afro Fashion Day, maior passarela negra do Brasil, é um movimento de expressão da cultura e da diversidade negra. Significa não só um fortalecimento meu, como da nossa cultura e de todas as minorias políticas: gays,  andrógenos e negros".

***

Beleza Pura Logo depois do cabelo, começa o trabalho de maquiagem (Fotos de Daniel Silveira) No rosto, quase nada, “pele de bonita”, como faz questão de frisar Fagner. A beleza assinada pelo maquiador Dino Neto e sua equipe é bem simples. O motivo: “valorizar nossa beleza”, comenta Dino. Base, pó, um delineador marcado, rímel, sombra, iluminador e gloss são os itens necessários para as modelos arrasarem na passarela. Nos meninos, só prime, pó um pronto. “É muito do que se tem usado nas semanas de moda do mundo, que é uma make simples”, continua Fagner.Esse ano, a beleza é bem diferente da do ano passado, usamos quase nenhuma cor. Além disso, todos os produtos são ideais para os tons de pele negra. As empresas de cosméticos estão se importando mais com isso, então é bem mais fácil encontrar (Dino Neto, maquiador) A pele natural deu o tom da maquiagem Um dos pontos principais da maquiagem do AFD 2018 é a pele matificada. “A gente tira o brilho do rosto inteiro, menos em dois pontos”, diz Dino, ressaltando o ponto alto da maquiagem, o gloss no lábio e no olho, como sombra. “Tendência no mundo inteiro”, finaliza Fagner. Maquiagem é último passo antes de vestir os looks para a passarela ***

Chique no último Móveis da Bau + e fotos de Akira Cravo compõem a decoração do lounge de convidados (Fotos de Gabriela Cruz) O lounge para convidados do evento conta com móveis da Bau+ e fotos de Akira Cravo, além da exposição Asas Urbanas que rolou no AFD do ano passado, com curadoria de moda de Paula Magalhães e Leo Amaral e fotos de Lucas Assis, Og Marcelo e Renato Santana. Algumas das fotos da exposição Asas Urbanas também estão no espaço ***

Toda a trama da trança A primeira leva de modelos chegou às 11h ao Museu du Ritmo, só para começar o processo de trançamento dos cabelos As cores que são o tema do Afro Fashion Day 2018 foram além dos looks. A equipe do cabeleireiro Alberto Alves cuidou das tranças que coloriram as cabeças de 20 modelos que passaram pela passarela do evento. “A ideia foi fugir do óbvio, que seria pensar nas cores na maquiagem, por isso fomos para o cabelo”, comenta Fagner Bispo, produtor de moda e curador de mais uma edição do AFD.

“Depois que recebemos o conceito, adaptamos aos materiais e aos tempo de trabalho”, diz Alberto. Para as tranças foram usados 35 pacotes de fibras com sete cores: azul, laranja, roxo, rosa, vermelho, amarelo e verde. “Tudo obedecendo a paleta de cores dos looks que elas vão usar”, pontua Fagner.

Olha esse vídeo de Alberto Alves com a mão na massa:

***

Contagem regressiva Tá pensando que backstage é bagunça? (Foto: Gabriela Cruz) O desfile deste ano vai contar com 63 modelos e convidados que desfilarão looks montados com peças exclusivas de 48 marcas baianas. Todo mundo já provou e ajustou suas roupas, que estão separadinhas, só esperando 'a dona'. Olha um pedacinho do look que a cantora Majur, uma dos convidadas da noite, vai vestir (Foto: Gabriela Cruz) ***

O palco já tá montado! O palco tem área total de 400 m² e passarela de 18 m² que avança pelo meio da plateia (Foto: Gabriela Cruz) *** Clique aqui e confira como foi o ensaio geral, que aconteceu na noite da última sexta-feira (Foto: Renato Santana Santos) ***

Como chegar - de ônibus

0218 Ribeira x Pituba 1615 Lapa x Plataforma 1607 Barra x Paripe 1533 Fazenda Coutos x Lapa 1635 Joanes/Lobato x Rodoviária 0220 Sabino Silva X Ribeira 1533 Fazenda Coutos x Lapa (via Baixa dos Sapateiros) 1414 Comércio x Boca da Mata (via Sete Portas) 1628 Lapa x Rio Sena 1619 São João do Cabrito x Lapa 1602 Alto de Coutos x Lapa 1651 Base Naval/São Thomé de Paripe X Lapa 0302 Boa Vista de São Caetano X Campo Grande 0419 Pau Miúdo X França/Campo Grande 0201 Ribeira X Bonfim/Campo Grande 1137 Pernambués X Barra 1203 Tancredo Neves X Campo Grande 0408 Curuzu x Contorno R2 1060 Estação Mussurunga X São Joaquim

***

Como chegar - de ônibus

Listão da Zona azul na região

Av. da França Av. Engenheiro Oscar Pontes Av. Estados Unidos Av. Frederico Pontes Av. Jequitaia Largo da Calçada Largo de Água de Meninos Largo dos Mares Praça Marechal Deodoro R. Álvares Cabral R. Conde D’Eu R. Conselheiro Danta R. da Argentina R. da Bélgica R. da Conceição da Praia R. da Espanha R. da Grécia R. da Holanda R. da Noruega R. da Polônia R. do Corpo Santo R. dos Algibebes R. dos Ourives R. Frederico Castro Rebello R. Guindaste dos Padres R. Lauro Muller R. Manoel Vitorino R. Portugal R. Santos Dumont R. Torquato Bahia R. Visconde do Rosário

***

Casa nova Depois de dois anos acontecendo na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico, e um ano no Porto Salvador Eventos, o evento passa a ocupar o Museu du Ritmo (Av. Jequitaia, 3, Comércio), no Comércio, onde acontecem os ensaios da Timbalada e o Sarau du Brown.

SERVIÇOData:  Hoje, sábado, 24 de novembroHorário:  Os portões serão abertos às 18h, o desfile começa às 19h e o DJ às 20h, com encerramento às 22h.Gratuito: O AFD 2018 é  aberto ao público.Arrecadação: Sugere-se doação de um quilo de alimento não perecível para doação ao programa Mesa Brasil Sesc.

O Afro Fashion Day 2018 é realizado pelo jornal Correio, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio do Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano, Museu Du Ritmo e Impacto Visual e parceria com O Boticário, Clube Melissa e Edy Diamonds.

***

A cor das cores

Os portões do Museu du Ritmo abrem às 18h! Este ano o AFD tem como tema Identidade Através das Cores. O evento é gratuito e aberto ao público. Clique aqui para garantir seu acesso. Aperte o play e assista à campanha deste ano:

*Com orientação do editora Victor Villarpando