Vida e carreira organizadas: conheça o passo a passo de Marie Kondo

Série disponível no Netflix dá dicas importantes para viver melhor e com menos

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 25 de março de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Programas televisivos com dicas sobre organização e arrumação não são novidades. No entanto, uma série da Netflix, chamada Ordem na Casa com Marie Kondo, está chamando atenção de um público bem variado. 

Apresentada pela empresária e escritora japonesa Marie Kondo, o que  a princípio poderia parecer mais do mesmo vem mostrando que a ordem externa pode ter reflexos importantes num novo de modo encarar a vida, com mais desapego, consumo consciente e possibilidade de vislumbrar os aspectos mais gerais do cotidiano.

Apaixonada pelo seriado, a psicóloga e diretora regional de gestão do conhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Camila Leão diz que as dicas de organização são válidas, sobretudo, no ambiente do trabalho. “A proposta do seriado e das ideias defendidas por Kondo é que as pessoas saiam do automático e coloquem as emoções no momento de planejar”, resume. 

Para ela, o sucesso do seriado pode ser explicado justamente por trazer elementos originais a um tema que costuma ser desvalorizado pela maioria das pessoas e visto como algo extremamente chato e objetivo.

 “A cultura brasileira chega a terceirizar a possibilidade  da organização e da arrumação, esquecendo que, no momento em que organizamos, reconhecemos o valor do que temos, compreendendo se aquilo é útil, usado e, como ela mesma prega, se aquilo nos traz felicidade”, fala a psicóloga. 

De acordo com Camila Leão, assim como as relações sociais e o próprio trabalho, a arrumação requer persistência e planejamento.“Muitas vezes, começamos a organizar, mas percebemos que determinados objetos poderiam ficar mais visíveis, mais acessíveis em outras posições. Assim é a vida e o trabalho. Precisamos trabalhar a resiliência e superar a sensação de falência, caso precisemos refazer ações, posturas ou atitudes”, completa a psicóloga.

Ela salienta que esse processo de organizar e reorganizar, avaliar e jogar fora o que não nos faz mais feliz exige o desapego e pede que pensemos antes de voltar a abarrotar as gavetas e a vida. “Essa reflexão, inclusive, na hora de consumir, nos coloca num outro lugar de existir, onde percebemos que passamos a  vida correndo atrás de coisas e posições que, talvez, não sejam tão importantes assim nas nossas vidas”, esclarece.

Outro aspecto defendido pela japonesa que tem impacto significativo na carreira diz respeito ao fato de que é preciso agradecer as experiências vividas e, em seguida, desapegar delas. “Kondo aborda a necessidade de ver sempre o lado positivo das coisas que já foram possuídas e vividas, mas é preciso saber se desvencilhar para que novas oportunidades possam assumir o lugar da anterior”.  

PASSO A PASSO

Decisão O método Marie Kondo propõe a conexão e a criação de rituais que colaborem com a organização, então, na vida e no trabalho, sempre que possível, saia do automático e procure refletir sobre tudo o que é feito e traga essas questões para o campo da visibilidade, seja por meio da organização ou do planejamento.

Felicidade  Uma vez que sua gaveta, armário, atividade de trabalho esteja diante de você, se pergunte: ‘isso me traz felicidade?’ Apesar de, nem sempre, as atividades de organização ou no trabalho serem prazeirosas, estabeleça uma relação de respeito e leve em consideração como a arrumação daquilo impactará na sua vida futuramente.

Santuário  Trate a casa, o armário, o trabalho como santuários, onde devem permanecer o que for bom e trouxer felicidade. Não se permita a tentação de guardar tralhas, sejam reais ou emocionais.

Desnecessários Uma vez que você selecionou o que havia de melhor, agradeça o que viveu com a situação ou o objeto e descarte o que não for mais necessário. Não acumule o que não tem uso ou aquilo que não te faz feliz,  por mais que ele  tenha tido um custo real ou pessoal elevado. 

Categorias No armário, na vida e no trabalho, organize as atividades e os objetos por categorias, identificando cada coisa e qual o papel que ela exerce. 

Ordem  Organize as coisas sempre da menor para maior. A ordem crescente oferece um conforto visual e mental.