Vídeo em 360º mostra como é a superfície de Marte

Imagens foram captadas pela Nasa e têm por objetivo ajudar cientistas a entenderem mais sobre como os ventos interagem e a sua influência na formação do terreno do Planeta Vermelho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2017 às 11:59

- Atualizado há um ano

Por mais perto que esteja, uma viagem a Marte ainda vai demorar alguns anos. Mas é possível saber como é a superfície do Planeta Vermelho. Um vídeo em 360º recentemente divulgado pela Nasa (a agência aeroespacial dos EUA) mostra um solo rochoso e coberto de terra. Veja: 

O registro é fruto de imagens colhidas entre fevereiro e abril deste ano pelo veículo Curiosity Rover - enviado pela Nasa Àquele planeta - nas dunas batizadas de Ogunquit Beach. O estudo tem por objetivo aumentara compreensão dos cientistas sobre como os ventos que sopram na superfície marciana interagem na formação do terreno. A pergunta feita pelos cientistas é qual a causa para que blocos tão próximos uns dos outros apresentem padrões tão diferentes entre si. 

O vídeo junta 115 fotografias das Dunas Bagnold e do Monte Sharp. A suspeita testada é que esta região de Marte pode ter abrigado lagos ancestrais e ainda conter resquícios de água.