Vinci Aeroporto diz que não recebeu pedido de favores de juíza

salvador
02.12.2019, 19:37:00
Atualizado: 02.12.2019, 19:51:02

Vinci Aeroporto diz que não recebeu pedido de favores de juíza

Concessionária diz que pauta a sua gestão em rigorosas regras de ética e conduta

A Vinci Aiports, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, disse nesta segunda-feira (2) que não recebeu pedido de favores de autoridades públicas para beneficiar terceiros. “A Concessionária informa que não recebeu, tampouco atendeu, a qualquer pedido originado de autoridade pública para beneficiar terceiros. Ressaltamos ainda que a Concessionária pauta a sua gestão em rigorosas regras de ética e conduta”, afirma Vinci em nota oficial.

O nome da empresa foi citado no relatório do Ministério Público Federal (MPF) que pediu a prisão preventiva da desembargadora e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Maria do Socorro Barreto Santiago, no âmbito da Operação Faroeste.

A operação, desencadeada no dia 19 de novembro pela Polícia Federal, investiga a suposta venda de sentenças judiciais no TJ-BA para beneficiar um possível esquema de grilagem de terras no oeste baiano.

Por ordem do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acatou o pedido do MPF, a desembargadora foi presa na sexta-feira (29), por descumprimento de ordem judicial (manteve contato com assessores) e tentativa de destruir provas.

As investigações sobre a Operação Faroeste apontam que Maria do Socorro pediu favores ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), em benefício da suposta organização criminosa, idealizada, segundo o MPF, pelo falso cônsul da Guiné-Bissau Adailton Maturino dos Santos, preso desde o dia 19.

Neste dia, foram realizadas busca e apreensão na casa da desembargadora Maria do Socorro, onde a PF apreendeu um pedido manuscrito dirigido a Rui Costa, com os dizeres: “Pedir ao governador nos atender para que ele fale com o Júlio Ribas, da empresa Vinci do Aeroporto para atender ao pessoal da Adey Taxi Aéreo, Yeda Muricy Guimarães”.

No hangar da Adey, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, é onde fica uma aeronave utilizada pela embaixada da República de Guiné-Bissau, país africano.

A aeronave modelo 1125 West Astra, prefixo PTMBZ, segundo as investigações, era utilizada por Adailton Maturino e está registrada em nome da AGM Holding, empresa ligada a esposa dele Geciane Maturino, também presa desde o dia 19 de novembro.

Ainda de acordo com a narração do MPF, destacada na decisão do STJ, “em outra anotação manuscrita, Maria do Socorro registra um número de processo vinculado a um juiz federal em Brasília e afirma: ‘julgar favorável a Addey Taxi Aéreo’.”

O processo em questão, segundo as investigações, “tem número 0041777-66.2015.401.3300, com decisão favorável aos interesses da Addey, com recurso pendente para o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, o qual é natural de São Raimundo Nonato-PI, estado onde o investigado Adailton Maturino deu início às suas atividades criminosas.”

“Assim, caso de fato a empresa de táxi aéreo esteja vinculada à Guiné-Bissau e a Adailton Maturino, deduz-se que a desembargadora estaria pedindo favores ao governador e ao juiz federal em benefício do investigado”, narra o MPF.

O governador Rui Costa declarou à imprensa, na sexta-feira passada, durante inauguração de uma policlínica em Simões Filho (Grande Salvador), que não atendeu ao pedido da desembargadora Maria do Socorro – não ficou claro também se o pedido chegou de fato ao governador.

Procurado mais uma vez nesta segunda-feira (2) para comentar o caso, via assessoria de comunicação do Tribunal Regional da Primeira Região (TRF1), o desembargador Daniel Paes Ribeiro não respondeu. Já a Addey Táxi Aéreo ficou de dar retorno à reportagem, mas isso não ocorreu.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais