Viradão da vacina: postos vão funcionar na madrugada para aplicar 2ª dose da Coronavac

coronavírus
14.05.2021, 09:33:33
Atualizado: 14.05.2021, 14:21:05
(Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Viradão da vacina: postos vão funcionar na madrugada para aplicar 2ª dose da Coronavac

Serão 28 horas seguidas de funcionamento e 8 mil vagas durante a madrugada

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Na tentativa de regularizar a situação das pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac atrasada, a prefeitura vai fazer um verdadeiro 'festival da virada' da vacina. Isso porque haverá horários de agendamento para se vacinar entre a madrugada de sábado para domingo. Serão 28 horas seguidas de imunização. A previsão é de que 25 mil doses da Coronavac cheguem para Salvador nesta sexta-feira (14).

A aplicação da segunda dose começa neste sábado (15). Todos os que estão com a segunda dose vencida até 2 de maio serão vacinados das 8h às 14h; e de 2 de maio até o dia 16 maio, a vacinação será das 14h às 21h. Na madrugada de sábado para domingo 8 mil agendamentos. O sistema será aberto às 14h desta sexta-feira para quem quiser se vacinar durante a madrugada. Os horários disponíveis para agendar são a partir das 22h.

As doses usadas 'no viradão' são as que chegam hoje à capital. “Essa quantidade de doses não é suficiente para atender as pessoas que não foram vacinadas corretamente no dia com a segunda dose. Diante da falta de regularidade do governo federal, que prometeu reposição e isso não ocorreu, ainda teremos 38 mil pessoas que ficarão pendentes esperando mais doses”, disse o prefeito Bruno Reis, durante entrega de obras em Pau da Lima, nesta sexta-feira (14).

Ele pediu que a população que tem comorbidade e que ainda não está cadastrada no sistema da prefeitura procure um dos 55 postos de saúde do município para fazer esse registro. A estimativa das autoridades é de 150 mil pessoas precisam fazer esse registro, mas apenas 50 mil estão no sistema até agora.

O decreto que estabeleceu o início da Fase Amarela de retomada das atividades econômica, está semana, foi renovado, assim como as outras ações de combate à pandemia. Três novos bairros foram incluídos nas ações de proteção à vida: Lobato, São Marcos, e Boca do Rio.

As medidas de proteção à vida nos bairros envolvem realização de testes rápidos, distribuição de máscaras, medição de temperatura, higienização e lavagem de ruas, e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Também são realizadas ações sociais, através dos atendimentos do Cras Itinerante e das equipes de abordagem social. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas