Vírus pressiona os principais sistemas de saúde na América Latina

coronavírus
23.05.2020, 08:33:00
Atualizado: 23.05.2020, 08:34:06

Vírus pressiona os principais sistemas de saúde na América Latina

Há relatos de hospitais cheios no Peru e pressão sobre o sistema de saúde no Chile

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O avanço do coronavírus também preocupa outros países da América Latina. Há relatos de hospitais cheios no Peru e pressão sobre o sistema de saúde no Chile, que também registra protestos. No Equador, a doença atingiu o sistema carcerário.

Os hospitais de Lima estão prestes a entrar em colapso e faltam equipamentos, pessoal, camas, ventiladores, oxigênio e outros suprimentos. "É como um filme de terror, dentro (do hospital) parece um cemitério, os pacientes morrem em cadeiras de rodas", disse o enfermeiro Miguel Armas, do Hospital Hipólito Unanue, de Lima. O Peru ultrapassou a marca de 111 mil infecções e 3 mil mortes.

O México, segundo país mais populoso da América Latina com 126 milhões de habitantes, tem 54 mil casos e 5.560 mortos. Com 9 milhões de habitantes, a capital é a região mais afetada, com 16.758 infectados e 1.461 mortes. A chefe do governo da capital, Claudia Sheinbaum, disse que 80% dos leitos estão ocupados na Cidade do México.

A Argentina registrou mais de 700 novos casos ontem e tem um total de 10 mil infecções, segundo informou o governo. Pelo menos 90% das infecções estão concentradas na cidade de Buenos Aires e seu entorno, que reúne cerca de 14 milhões de pessoas. O total acumulado de mortes aumentou para 419 no país.

O Chile, que vivenciou seis meses de crise social antes da pandemia, já ultrapassou a marca de 60 mil casos e protestos em Santiago se espalharam para denunciar a falta de comida. "É uma grande batalha da qual ninguém pode se distanciar", disse o ministro da Saúde Jaime Mañalich, que alertou sobre o risco de "pressão na rede de saúde" nos próximos dias.

O Equador, gravemente afetado com mais de 35 mil casos e 3 mil mortos, enfrenta novo problema: dois terços dos presos de um presídio estão infectados. As cidades mais afetadas são o porto de Guayaquil e a capital, Quito. Com mais de 18 mil casos e 652 mortes, a Colômbia impôs o confinamento geral desde 24 de março, e vê o vírus prejudicando diversos setores da economia, como a colheita do café. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais