Vitória é um dos sete nordestinos ameaçados de rebaixamento na Série C

Da região, apenas ABC e Botafogo-PB apresentam boas campanhas no torneio

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 27 de junho de 2022 às 16:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: DIVULGAÇÃO ECVITÓRIA

Nove dos 20 clubes que disputam a Série C do Brasileiro são representantes do Nordeste, mas apesar da participação numerosa no torneio, os times da região estão deixando a desejar. Sete nordestinos, a exemplo do Vitória, estão lutando contra o rebaixamento. As exceções são ABC e Botafogo-PB, integrantes do G8, grupo de times que brigarão pelo acesso na próxima fase da competição nacional.

Três dos quatro times que ocupam a zona de rebaixamento são do Nordeste. O paraibano Campinense, 17º colocado, o sergipano Confiança, 18º, e o cearense Atlético, 20º, estão acompanhados do Brasil de Pelotas, do Rio Grande do Sul, que ocupa o 19º lugar. A equipe gaúcha é a única não nordestina brigando intensamente contra a queda.

A situação do Vitória não é muito melhor. Está na 16ª posição, com os mesmos 12 pontos do Campinense. A classificação é consequência de estar há quatro jogos sem vencer. Nem a estreia do técnico João Burse, no 0x0 com o Altos, fez o time esboçar reabilitação.

O rubro-negro convive com a ameaça de um novo rebaixamento e precisa vencer o Figueirense, sábado (2), às 19h, no Barradão, para se garantir fora da zona sem depender de outros resultados. 

Em posição superior ao Vitória, outros três nordestinos também brigam para não cair, o piauiense Altos e os cearenses Floresta e Ferroviário. Este último tem mesma pontuação do rubro-negro, mas leva a melhor no número de triunfos na competição (quatro contra três). 

Os sete nordestinos ameaçados de rebaixamento têm aproveitamento inferior a 40%. Altos e Floresta são os melhores, com 38.9%. O Vitória tem rendimento de apenas 33.3%.

Com moral Exceções, ABC e Botafogo-PB são a força do Nordeste nesta edição da Série C. Integrantes do G8, eles seguem firmes na luta pela classificação à próxima fase do torneio. A equipe potiguar está na 3ª colocação, com 22 pontos, um a menos que o líder Mirassol. 

Com um jogo a menos, o Botafogo-PB soma 20, na 4ª colocação. O time paraibano teve seu jogo pela 12ª rodada, contra o Mirassol, adiado para o dia 3 de agosto.