Vitória recebe o carrasco Ceará para entrar no G4 do Nordestão

Leão ainda não venceu em três rodadas pelo regional; Neto Baiano pode estrear

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Todo bom torcedor do Vitória a essa altura já sabe que, sem a Copa do Brasil, resta ao clube apostar as suas fichas na Copa do Nordeste, única competição em que o Leão ainda pode arrecadar dinheiro neste primeiro semestre, além de ser o principal desafio antes da Série B, que começa em abril.

Então o que seria menos indicado neste momento, apenas três dias após o vexame em São Luís? Certamente, enfrentar o maior carrasco do Vitória na história da Copa do Nordeste. É o caso do Ceará, adversário deste sábado (16), às 16h, no Barradão, pelo regional.

>> CORREIO vai transmitir o jogo Vitória x Ceará ao vivo em vídeo

Por outro lado, não há forma melhor do Leão se recuperar da queda precoce na Copa do Brasil do que vencer um adversário qualificado, com esse histórico e que está na Série A.

Até porque o histórico de Vitória x Ceará no Nordestão nem sempre foi tão negativo para o time baiano. Até 2013, o Leão não havia perdido um jogo sequer para o Vozão. Eram sete partidas com dois triunfos e cinco empates.

Em 1997, o Vitória foi o carrasco do Ceará. Em dois jogos na semifinal, o Leão eliminou o time alvinegro e depois foi campeão pela primeira vez. Empatou por 3x3 no Presidente Vargas, em Fortaleza, e fez 3x2 no Barradão.

O rubro-negro ainda deixou o adversário para trás na primeira fase de 2000, quando ficaram no mesmo grupo. 

A fama de carrasco

Só que essa história mudou de forma dramática a partir de 2013, a primeira edição da nova e atual fase da Copa do Nordeste. Naquele ano, eles se enfrentaram nas quartas de final em dois jogos.

O duelo de ida foi ideal para o rubro-negro: ganhou por 2x0 em pleno Presidente Vargas, gols de Escudero e Renato Cajá, e abriu vantagem.

O problema foi o jogo de volta. Em pleno Barradão, o Vitória tomou um sonoro 4x1 e foi eliminado.

No ano seguinte, outro encontro e novo vexame. O jogo de ida das quartas de final foi em Pituaçu e acabou em 1x1. Já a volta, no Presidente Vargas, acabou com um 5x1 do Ceará. Eliminação trágica.

A chance do Leão se redimir veio novamente em 2015, só que desta vez numa fase mais avançada, as semifinais. O Vitória até que largou bem, com um 0x0 no Castelão. Na volta, 2x2 no Barradão e vaga perdida. O Ceará conquistaria o título sobre o Bahia.

Hoje tem

O técnico Marcelo Chamusca só comandou um treino visando o duelo, na tarde de sexta-feira (15). O trabalho de quinta-feira acabou cancelado sem mais explicações do clube.

No único encontro com os jornalistas antes da partida, o treinador tentou amenizar o impacto da queda na Copa do Brasil: “A eliminação já foi concretizada desde quarta à noite, e não temos como mudar o resultado. Temos um jogo muito importante amanhã (sábado), por outra competição de muita importância, que traz visibilidade e retorno financeiro ao clube”, comentou Chamusca.

“Futebol é assim. As vitórias, assim como as derrotas, têm um prazo de validade. E quando você é eliminado, como fomos, também tem um prazo de validade. E o prazo é amanhã (sábado). Vamos colocar 100% do foco no Ceará. Copa do Brasil já é passado”, completou o treinador.

Chamusca terá time reforçado. A novidade é a presença de Neto Baiano, relacionado para a primeira partida dele nesta quarta passagem pelo clube. O zagueiro Thales volta de lesão e o atacante Erick está recuperado de virose.

O comandante disse que, por causa dos retornos e da má atuação contra o Moto Club, o time não está definido: “Ainda estamos analisando, sobretudo a parte física dos atletas. Tem uma situação tática também, estamos analisando a performance do jogo de quarta. Erick e Neto Baiano me dão mais opções”.

Uma provável escalação tem Ronaldo, Matheus Rocha, Thales, Edcarlos e Jefferson; Rodrigo Andrade, Leandro Vilela e Ruy; Erick, Léo Ceará e Yago.

O Vitória está fora da zona de classificação do Grupo A. Aparece em 5º lugar, com três pontos. Se vencer o Ceará, é certo que entra no G4 porque o Santa Cruz, que tem cinco pontos, já jogou na rodada. O Leão pode até virar líder.