Assine

Vitória tem a quarta melhor campanha do returno no Brasileirão


 

Aproveitamento do rubro-negro passou de 35,2% para 55,5% após a chegada do técnico Paulo Cézar Carpegiani

  • Daniela Leone

Publicado em 11/09/2018 às 13:22:00
Atualizado em 18/04/2023 às 21:16:04
. Crédito: Mauricia da Matta / EC Vitória

O torcedor rubro-negro está sorrindo à toa no segundo turno do Brasileirão. O Vitória mostrou poder de reação e tem a quarta melhor campanha do returno. Com 10 pontos somados em 15 disputados, o Leão tem 66,7% de aproveitamento após três triunfos, um empate e uma derrota.

A campanha do Vitória no segundo turno só não é melhor que a de Palmeiras, que já somou 13 pontos, Santos e Internacional, que conquistaram 11 cada. O bom desempenho da equipe baiana nessa outra etapa do torneio levou tranquilidade à Toca do Leão. Após a 19ª rodada, a último do primeiro turno, o Vitória amargava a zona de rebaixamento. O rubro-negro somava 19 pontos e era o 18º colocado da Série A. De lá pra cá, foram 10 pontos e seis posições conquistadas. Hoje, o time figura na 12ª colocação, com 29 pontos, cinco a mais que o Sport, primeiro time no grupo da degola, em 17º lugar, com 24.

CARPE 

A mudança de postura do Vitória no campeonato tem um marco, a mudança de comando. O ambiente na Toca e o desempenho do time começaram a melhorar após a demissão de Vagner Mancini e a chegada de Paulo Cézar Carpegiani. Os números reforçam isso. Com Mancini, o aproveitamento geral do rubro-negro no Brasileirão foi de 37,5%. Com Carpegiani, o rendimento subiu para 55,5%.

O novo treinador assumiu o time há menos de um mês, no dia 15 de agosto, e já conseguiu ajustes importante. Depois de amargar duas derrotas em suas primeiras partidas, contra o Palmeiras, por 3x0, no Barradão, e contra o Flamengo, por 1x0, no Maracanã, Carpegiani corrigiu os erros da defesa do Vitória, a mais vazada da competição, com 40 gols sofridos. O time não apenas está invicto há quatro jogos como também não levou gols em nenhum deles. No Barradão, o Leão venceu Atlético-MG, América-MG e Vasco, todos por 1x0. No Maracanã, empatou com o Fluminense em 0x0. 

O desafio de Carpegiani agora é comemorar o primeiro triunfo longe de Salvador. No sábado (15), o Vitória enfrenta o Ceará, às 16h, no Castelão, em partida válida pela 25ª rodada da Série A.