Volta às aulas 'depende dos números da pandemia', diz Bruno Reis

Ele vai discutir assunto com governador Rui Costa e quer manter alinhamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2021 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo

A discussão da retomada da educação em Salvador será um dos principais temas do primeiro encontro que o prefeito Bruno Reis deve ter com o governador Rui Costa. Bruno disse que o momento é de atenção, mas voltou a reforçar a necessidade de não se perder mais um ano letivo. O prefeito falou durante a inauguração de obras na Lagoa dos Dinossauros, no Stiep.

"Iremos tratar de alguns assuntos de interesse da cidade, em especial a retomada da educação. Tentar entender o que ele está pensando. Já começaram as tratativas para começar a alinhar os protocolos. Depende da nossa conversa com o governador e principalmente dos números da pandemia", disse ele, sobre a volta às aulas.

Ele lembrou que a pandemia está vivendo um novo momento preocupante em todo mundo. "Hoje acordei cedo, começo a ler noticiário no Brasil e no mundo, e as notícias não são boas. Londres vai decretar lockdown de novo, e até suspender as aulas que tinham sido retomadas. A gente vê França e Alemanha com a mesma preocupação. Amazonas, aqui no Brasil, com número de casos acima do que na primeira onda. São Paulo com 100% dos leitos de UTI municipais ocupados. Há uma preocupação. Hoje acordamos com 64% de ocupação dos leitos de UTI. Ontem, a pressão nas UPAs foi grande, hoje já estava melhor. Precisamos manter a consciência de que estamos próximos de uma solução, que é a vacina, mas ainda não estamos livres da pandemia", acrescentou.

"Não tenha dúvidas que vou sentar com o governador e o principal ponto será a pandemia. Meu desejo é continuar adotando as decisões em conjunto, prefeitura e governo", afirmou. "A preocupação (com educação) para não perder dois anos. Já vai ter dificuldade para recuperar 2020 e não dá para perder 2021. Nossa ideia é fazer algo sincronizado, até porque as crianças quando saem da nossa rede vão para a estadual", disse Bruno.

O prefeito pediu que a população colabore nesse momento, mesmo sendo o verão uma época de férias para muitas pessoas que querem aproveitar o dia para se divertir fora de casa.

"Vai ser difícil controlar acesso à praia. São 64 km de praia nessa cidade, estamos com equipe máxima mobilizada, mas mais do que nunca precisamos da conscientização da população. Estamos em período de férias, mas é para evitar aglomerações. A prefeitura vai continuar fazendo a sua parte. Espero não ter que adotar medidas de isolamento social, mas isso vai depender dos números da pandemia. Decisões sempre serão tomadas ouvindo os técnicos e cientistas", disse.Coordenador coordenador científico do Consórcio Nordeste pede fechamento total  Coordenador científico do consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis fez uma série de postagens no Twitter, onde foi contundente em defender um fechamento total no país. "Eu acho que o lockdown deve começar de forma imediata. Porque nós estamos em uma situação muito parecida com o que está acontecendo na Inglaterra nesse momento. E se vocês viram ontem, o depoimento do primeiro ministro inglês, que era contra qualquer tipo e lockdown no começo dessa crise, ele basicamente decretou o terceiro lockdown nacional da Inglaterra, porque o número de casos da Inglaterra - mais de 50 mil por dia - e o número de mortos é recorde da pandemia desde o início e são números muito parecidos com o que nós temos no Brasil de hoje", disse. Segundo Nicolelis, os números atuais lembram o começo da pandemia entre março e abril de 2020. "E nesse momento, analisando os dados hoje de manhã, novamente, das nove capitais do Nordeste, oito estão com tendência de subida, três já estão com uma velocidade de crescimento maior do que da primeira onda, e outras três estão com a mesma velocidade de subida que nós víamos em março e abril. Então, a situação é absolutamente crítica".