Voos são cancelados no aeroporto de Salvador por conta do mau tempo

Situação já foi normalizada e voos afetados estão sendo reprogramados. Pista principal está em reforma e conclusão é prevista para 31 de agosto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2020 às 08:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O mau tempo fez com que, pelo menos, seis voos que decolariam do Aeroporto de Salvador nesta segunda-feira (24) fossem afetados. Houve quatro cancelamentos e um atraso. O primeiro voo afetado foi da Latam, que estava previsto para sair 1h30 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino à capital baiana e nem chegou a decolar por conta do volume de chuvas que caía em Salvador. De acordo com o site do aeroporto, ao todo, nove pousos e seis partidas foram canceladas.

Estava previsto para sair da capital baiana às 3h25, outro voo da Latam também com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, que foi impossibilitado de seguir viagem por conta do mau tempo. Em seguida, um outro voo com destino a Guarulhos, operado pela GOL, que deveria decolar às 5h, sequer chegou a aterrisar na capital baiana para seguir viagem, por conta das condições climáticas. De acordo com informações do site do Salvador Aiport, ele consta com o status de atraso de mais de 3 horas.

Foram afetados ainda os passageiros de uma voo da Azul, que sairia de Salvador às 6h45 com destino a Recife, e outro da mesma companhia aérea, que seguiria para Belo Horizonte às 6h. De acordo com informações da comunicação do Salvador Aiport, os voos cancelados já foram reprogramados para outros horários. Além disso, eles informaram que o aeroporto já voltou a operar normalmente. No site consta que, às 7h10, um voo da Gol decolou com destino ao Rio de Janeiro.

Pista em reforma

A pista principal do Salvador Bahia Airport está em reforma desde 15 de junho, com previsão de encerramento da obra em 31 de agosto. Por causa disso, pousos e decolagens estão acontecerão na pista auxiliar, que tem capacidade de receber tanto voos da aviação comercial quanto de carga.

Os serviços da reforma incluem a requalificação do sistema de drenagem e intervenções no pavimento, com fresagem e recapeamento, em aproximadamente 1.800m da pista.

De acordo com a empresa administradora, a decisão de realizar as obras veio após episódios envolvendo infiltrações e desagregação do asfalto. Estudos encomendados pela concessionária sugeriram que mudanças no fluxo do lençol freático localizado no entorno do aeroporto podem ter influenciado na condição da pista. 

O momento para a realização da reforma, segundo o Aeroporto de Salvador, foi escolhido pois já terá passado o pico do período chuvoso em Salvador (abril e maio). Além disso, a demanda por operações internacionais estará reduzida, por conta da pandemia do novo coronavírus.