Assine

WhatsApp baniu mais de 400 mil contas durante a campanha eleitoral


 

Documento com informação foi entregue à CPMI das fake news

  • Da Redação

Publicado em 18/11/2019 às 20:07:00
Atualizado em 20/04/2023 às 12:52:04
. Crédito: .

O WhatsApp diz que baniu mais de 400 mil contas do Brasil entre 15 de agosto e 28 de outubro de 2018, período da campanha eleitoral do ano passado. A informação está em documento que a empresa entregou à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a disseminação em massa de notícias falsas.

A CPMI pediu que a empresa entreguesse os dados das contas que foram banidas por suspeita de "uso de robôs, disparo em massa de mensagem e disseminação de fake news e discurso de ódio" durante a época eleitoral. 

A empresa afirma que as contas foram banidas por violar os termos de uso do WhatsApp.

"Como o WhatsApp é uma plataforma criptografada, nossas decisões contra atividades automatizadas e de envio de mensagens em massa são baseadas no comportamento das contas ao invés do conteúdo de mensagens", explica a empresa.

Em todo o mundo, dois milhões de contas são banidas mensalmente, estima a empresa. O uso de robôs para enviar mensagens em massa ou criação de grupos e contas de maneira automatizadas são proibidos no app.

"Depois que um usuário registra com êxito uma conta no WhatsApp, nós procuramos sinais de automação ou comportamento anormal de envio de mensagens. Por exemplo, se um usuário faz alterações rápidas em seu catálogo de contatos ou os números não são compartilhados reciprocamente entre os usuários, isso pode indicar que um remetente obteve números sem o consentimento do usuário", diz outro trecho do documento.

Detalhes sobre contas A comissão pedia que a empressa entregasse os números de telefone e nomes dos perfis dessas contas banidas, mas a empressa disse que não tem essa informação da época solicitada "de um moo geral".

"Contudo, informações de algumas contas banidas no período em questão por violar nossos Termos de Serviço por suspeita de spam, mensagens em massa ou automatizadas ainda estão disponíveis porque referidas contas foram objeto de divulgação de dados para Tribunais Eleitorais no Brasil ou preservação de dados em conexão com referidos casos eleitorais", diz a empresa.

Essas informações fornecidas aos tribunais foram disponibilizadas à comissão, afirma.