Zona de... conforto! Em casa, Vitória goleia o Brasil-RS por 3x0

Rubro-negro chegou a 40 pontos; distância para o Z4 agora é de seis pontos

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 5 de novembro de 2019 às 22:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

A zona de rebaixamento é uma realidade cada vez mais distante do Vitória. Nesta terça-feira (5), o rubro-negro fez o seu antepenúltimo jogo em casa do ano e aplicou 3x0 no Brasil de Pelotas pela 33ª rodada da Série B. Mesmo com quatro desfalques, o rubro-negro foi eficiente no Barradão, somou três pontos e respira cada vez mais aliviado, agora na 13ª colocação.

Dois jogadores de marcação abriram o caminho do triunfo: o volante Lucas Cândido e o zagueiro Everton Sena, autores dos dois primeiros gols. Substituindo Wesley, que está machucado e não jogou, Eron marcou o terceiro aproveitando bobeira da zaga gaúcha.

Foi o primeiro gol do atacante de 21 anos como profissional. O resultado foi o mais folgado do Vitória na atual Série B. Em nenhuma das 32 rodadas anteriores o rubro-negro conseguiu vencer por três gols de vantagem.

A contagem regressiva está mais tranquila: restam cinco rodadas para disputar, e o Leão, com 40 pontos, abriu seis de frente para o Figueirense, que abre a zona de rebaixamento em 17º lugar.

O jogo Geninho teve muitos desfalques para escalar o time do Vitória. Jonathan Bocão, Wesley e Chiquinho não foram relacionados por lesão. O lateral, inclusive, nem joga mais neste ano porque passará por cirurgia no joelho. Além dos três, Jordy Caicedo foi outro que ficou de fora, mas por suspensão.

O treinador do Vitória escolheu Van, Rodrigo Andrade e Eron para substituí-los, além de ter mantido Anselmo Ramon no ataque. E logo no início do jogo, uma parte dos eleitos deu um bom sinal: Rodrigo Andrade rolou para Anselmo Ramon, que deixou de letra para Felipe Garcia. O camisa 7 chutou torto. 

O Vitória seguiu em cima e, aos 5 minutos, Lucas Cândido aproveitou uma trapalhada coletiva na defesa do Brasil de Pelotas e chutou com perigo. Os visitantes decidiram contrariar as expectativas de Geninho, que afirmou esperar um time mais fechado no Barradão, e deram um belo contragolpe no lance seguinte. Murilo Rangel escorou para Guilherme Queiroz bater tirando tinta do gol de Martín.

Rodrigo Andrade era o nome do Vitória pelo lado direito. No primeiro tempo, o volante buscava espaços e fazia um papel de articulador por aquele lado. Quando via uma brecha, até pisava na área, como fez aos 12 minutos. Ele deu um corte em Willian Formiga e foi derrubado - a arbitragem mandou seguir. Houve muita reclamação por parte dos jogadores rubro-negros.

Depois disso, o jogo esfriou. O Leão se tornou muito dependente das bolas paradas de Thiago Carleto. Em dois lances, tentou cobrar de longe, só que foi em vão. Numa cobrança de escanteio, tirou suspiros por arriscar um gol olímpico. Já com 40 minutos, decidiu jogar na área, a bola sobrou para Ramon e o zagueiro chutou para fora. 

Isolado, Anselmo Ramon quase não participava do jogo. Não havia chegado nenhuma bola para o camisa 9 e sabe o que ele fez? Saiu da área para tabelar com Eron e receber de volta na direita. Levantou a cabeça e cruzou na medida para Lucas Cândido abrir o placar antes que o juiz acabasse a primeira etapa. Alívio no Barradão.

Segundo tempo

O Vitória voltou do vestiário mais atento que seu visitante. Prova disso é que antes do primeiro minuto Ricardo Luz dominou a bola de forma vergonhosa, dando uma canelada que fez a pelota escapar para a lateral.

Os comandados de Geninho estavam dispostos a abocanhar um gol logo que aparecesse uma oportunidade. E as bolas paradas de Carleto são o grande suspiro criativo do rubro-negro. Aos 2 minutos, o lateral colocou a bola na área em um daqueles cruzamentos que só esperam um desvio. E ele veio. Capitão do time, Everton Sena riscou a bola de cabeça e aumentou a vantagem para 2x0. Se o primeiro grito de gol soou como alívio, este segundo estava afinado com tons de alegria.

O sentimento foi reforçado aos 30 minutos do segundo tempo. Anselmo Ramon voltou a ser importante na hora de pavimentar o caminho do gol. Ele pressionou a defesa, que saiu mal e deu tempo para Eron dar um novo combate, tomar a bola e tocar com categoria na saída do goleiro. Foi um lance que quem o acompanhou nas categorias de base se acostumou a ver. O garoto marcou e se jogou no chão, ao lado do escudo do Vitória, emocionado.

O próximo compromisso do Vitória é contra o Paraná, em Curitiba, já na sexta-feira (8), às 19h15. Depois disso, o time de Geninho volta para Salvador, onde enfrenta o CRB, dia 12, no Barradão.

Ficha técnica Campeonato Brasileiro | Série B | 33ª rodada VITÓRIA 3x0 BRASIL DE PELOTAS

Estádio: Barradão, em Salvador (BA);Vitória: Martin Rodríguez, Van, Everton Sena, Ramon e Thiago Carleto; Rodrigo Andrade (Baraka), Léo Gomes (Romisson) e Lucas Cândido; Felipe Garcia, Eron e Anselmo Ramon (Felipe Gedoz). Técnico: Geninho;Brasil de Pelotas: Carlos Eduardo, Ricardo Luz, Bruno Aguiar, Nirley e Willian Formiga; Leandro Leite (Pereira) e Carlos Jatobá; Murilo Rangel (Washington), Ari Moura e Juba (Cristian); Guilherme Queiroz. Técnico: Bolívar;Gols: Lucas Cândido, Éverton Sena e EronCartões amarelos: Éverton Sena, Van; e NirleyArbitragem: Gilberto Rodrigues Castro Júnior, auxiliado por Clóvis Amaral da Silva e Ricardo Bezerra Chianca (trio de pernambuco);Público: 5.836 pagantes | Renda: R$ 53.694,00

*Com supervisão do subeditor Miro Palma