Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Até final de 2020, 80% dos órgãos municipais se mudarão para o Comércio

Inauguração da nova sede da SPMJ ocorreu nesta segunda-feira (29)

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 29 de abril de 2019 às 19:47

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Betto Jr/CORREIO

Até o final do próximo ano, pelo menos 80% dos órgãos ligados à Prefeitura de Salvador serão deslocados para novas sedes na área do Comércio. As mudanças fazem parte de um projeto de revitalização e reocupação da região.

O primeiro passo foi dado na tarde desta segunda-feira (29), com a inauguração da nova sede da de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) que agora passa a  funcionar no 5º andar do Edifício Cidade do Salvador, na Avenida Estados Unidos. A nova sede possui 506 m².

A cerimônia de inauguração da nova sede do órgão contou com a presença do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) Bruno Reis, e da titular da pasta que passa a ocupar a nova sala, a secretária Rogéria Santos. 

A SPMJ não estará sozinha na região do Centro Histórico. A próxima a se mudar será a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que deve ter sua nova sede inaugurada ainda na primeira quinzena de maio. Até o meio deste ano, também serão transferidos para o mesmo bairro as secretarias municipais de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis) e Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Outras que devem completar o time de secretarias instaladas Comércio, até o final do prazo, são as de Gestão (Semge), de Infraestrutura (Seinfra), de Educação (SEC) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), além da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Atualmente, além da SPMJ, já funcionam no Comércio as sedes das secretarias da Saúde (SMS) e Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). SPMJ atende mulheres vítimas de violência (Foto: Valter Pontes/Secom) Mais movimento Durante a inauguração, o prefeito ACM Neto destacou a importância de tornar o bairro novamente movimentado. “A prefeitura está reocupando o Comércio. É nesse contexto que estamos inaugurando hoje a nova sede da SPMJ. Vamos aumentar o número de pessoas que diariamente ocupam e utilizam o comércio da nossa cidade. É fundamental que de um lado a gente invista em infraestrutura, como estamos fazendo com as obras, mas do outro lado a gente dê vida. E a vida vem com a presença da própria Prefeitura”, destacou ACM Neto. 

Durante a inauguração, a secretária titular da SPMJ, Rogéria Santos, agradeceu o apoio do prefeito no que diz respeito às pautas da pasta. “Estar aqui inaugurando essa nova sede mostra a importância que o nosso prefeito dá às questões das mulheres, da infância e da juventude. Todas as vezes que levo algo concernente a esses assuntos, vejo o quanto o nosso prefeito é solícito em atender. Me sinto alguém  com capacidade de trabalho por estar diante de um gestor que impulsiona”, disse.

A SPMJ atende mulheres vítimas de algum tipo abuso ou agressão, seja de ordem física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Criada em dezembro de 2016, a secretaria possui duas unidades de referência, que oferecem assistência jurídica, psicológica e social às assistidas: o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares, nos Barris, e o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, localizado na Ribeira. As unidades atenderam 4.514 mulheres vítimas de algum tipo de violência em 2018.

* Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier