Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cavado e resquícios de frente fria ainda provocam chuvas em Salvador

Previsão neste domingo (18) é de céu parcialmente nublado, com chances de até 40% de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 18 de maio de 2025 às 12:40

Tempo nublado no bairro da Federação
Tempo nublado no bairro da Federação Crédito: Tharsila Prates

O mormaço e a chuva fraca alternaram nesta manhã de domingo (18), em Salvador. A previsão era mesmo de chuva fraca a qualquer hora do dia, com chances de intensidade moderada, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

O órgão já tinha explicado na sexta-feira (16) que, apesar de a frente fria esperada para atingir Salvador ter avançado em direção ao oceano, a presença de um cavado (região de baixa pressão local), somada aos resquícios das instabilidades geradas pela passagem da frente, ainda ocasionariam pancadas de chuva nas proximidades da capital baiana.

A Defesa Civil de Salvador manteve a recomendação de que os moradores de seis comunidades que deixaram suas casas desde o último dia 3, após o acionamento das sirenes, permaneçam nos locais seguros para onde foram encaminhados pois o solo continua encharcado, e o risco de deslizamento de terra permanece.

Foram evacuadas as comunidades de Mamede - Alto da Terezinha; Irmã Dulce - Cajazeiras VII; Creche - Castelo Branco; Moscou - Castelo Branco; Bosque Real - Sete de Abril; e Olaria - Sete de Abril, após registrar acumulados de chuva superiores a 150 mm em um período de 72 horas, com previsão de novos episódios de precipitação.

O acionamento faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes da Codesal fizeram mobilização nas comunidades com a recomendação de que os moradores deixassem suas casas se fossem para locais seguros previamente definidos, a exemplo de escolas municipais nas proximidades.

A Codesal mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser acionada através do número 199.

Na manhã deste domingo, dois banhistas precisaram ser resgatados pela Polícia Militar após se afogarem na praia da Barra, em Salvador. Devido à força das ondas, as vítimas não conseguiam alcançar a margem da praia.