Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Confira os destaques da Flipelô desta sexta-feira (8)

A Festa Literária Internacional do Pelourinho tem programação para todos os gostos e públicos

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 08:30

Abertura da Flipelô 2025
Abertura da Flipelô 2025, na quarta-feira (6), no Largo do Pelourinho, com musical em homenagem a Dias Gomes Crédito: CORREIO/Marina Silva

Bate-papos, saraus de poesia e apresentações musicais dão o tom do segundo dia de discussões e mesas em diversos espaços onde ocorrem a Flipelô 2025.

No café-teatro Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado, às 11h, Paloma Amado fala sobre 'Escrever é Herdar: memória, literatura e vozes de mulheres', com Luciana Targino (CE).

No espaço infantil Mabel Velloso - Praça das Artes, às 15h, Lázaro Ramos (BA) conversa com  Catarina Neris (BA).

Na Vila Literária, no Largo Tereza Batista, a poeta, publicitária e 'dizedora de versos' Renata Ettinger participará de um bate-papo sobre poesia e criação com o também poeta e publicitário Mário Garcia Jr. Ela lançará seu quinto livro de poemas ]não cabe nas mãos[ - a grafia é essa mesma, com colchetes virados. Será às 15h.

"Participar da Flipelô é, para mim, mais do que um lugar de circulação da obra — é um espaço de encontro, escuta e partilha. A poesia, que muitas vezes nasce no silêncio, se completa quando encontra o outro. Estou feliz e emocionada por lançar ]não cabe nas mãos[ nesses eventos tão potentes. Que esse livro encontre leitores dispostos a acolher o que não se nomeia, mas pulsa”, conta a autora.

Às 16h, na Casa Motiva Vale do Dendê, tem o bate-papo 'Era uma vez… infância e natureza, as conexões que transformam', com Paula Mendonça (SP), Alexandre Coimbra do Amaral (SP) e Milly Lacombe (SP). Às 17h30, no mesmo local, tem apresentação musical da Camerata da Osba e o Grupo Bahia Cordas.

No Teatro Sesc-Senac Pelourinho, às 17h, o público poderá assistir às 'Narrativas migrantes: da letra pra cena', com Elísio Lopes Jr. (BA), Edyr Augusto (PA) e Mônica Santana (BA), sendo mediados por Silvana Oliveira (BA).

No Palco Flipelô, o destaque é para o historiador Luiz Antônio Simas (RJ), que conversa com Henrique Rodrigues (RJ) sobre 'Literatura que dá samba', às 18h.

Ainda tem a programação da Vila Literária, do Espaço das Editoras Universitárias, do Espaço Cria e dos Museus Nacional de Enfermagem e Eugênio Teixeira Leal. Os interessados podem conferir tudo aqui.