Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Consórcio BRT inicia revitalização de calçada em via marginal da ACM

Obras incluem alargamento de calçada e instalação de lombofaixas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2018 às 11:57

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Bruno Concha/Secom

As obras de revitalização no via marginal da Avenida ACM foram iniciadas nesta quinta-feira (19). As obras são do Consórcio BRT e inclui alargamento de calçadas e implantação de lombofaixas próximo ao Centro de Atenção à Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Cepred).

No trecho que fica em frente às concessionárias Volkswagen e Citröen, o estacionamento vai ser retirado para a ampliação do passeio. De acordo com a prefeitura, as intervenções vão corrigir problemas de ondulações visando facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo cadeirantes.

O canteiro por onde passa o canal Camarugipe, na região do Cidadela, próximo à Comercial Ramos, já recebeu os tapumes, e a partir do dia 1º de agosto a travessia nessa área. Após esta data, travessia da pista marginal para as vias principais, e vice-versa, só poderá ser feita pelas extremidades, por fora da área de tapumes.

No próximo mês, haverá alteração de pontos de ônibus e mudanças viárias nas vias principal e marginal da Avenida ACM, no sentido Cidade Jardim, por conta da implantação do trecho um do projeto do BRT, com o início da construção de viadutos, elevados, ciclovia e corredores exclusivos de tráfego.

O ponto de ônibus localizado na Avenida ACM em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus será deslocado para perto da faixa de pedestre e da sinaleira que ficam 350 metros mais adiante, no sentido Comercial Ramos. Quem atualmente pega o ônibus neste local terá como opção o novo ponto mais à frente ou aquele situado nas imediações da IURD, que não sofrerá modificação.

Já o ponto de ônibus da região do Cidadela, que tem baixo movimento e fica em trecho onde haverá obras, será suprimido. Quem pega o transporte público nesse local terá como opção o ponto que fica mais adiante, logo depois da sinaleira que permite a travessia segura para o McDonald's. Uma segunda opção é a outra parada de ônibus próxima à Comercial Ramos, que também não sofrerá modificação. Apesar das mudanças, não haverá mudanças no itinerário de linhas do transporte público.

Mudanças para carros As pistas de entrada e saída de veículos da via marginal, na área do Cidadela (após o retorno da Polêmica), serão fechadas. A velocidade máxima nos trechos de entrada e saída de veículos pesados nos canteiros será de 40km/h enquanto durarem as intervenções (hoje os limites são de 60km/h e 70km/h, respectivamente). Essa modificação temporária, que acontece sempre que há obras de grande porte em vias públicas, é necessária por questões de segurança, já que haverá tráfego de veículos pesados e obras próximas às faixas de rolagem.

Segundo a prefeitura, serão instaladas sinalizações na região para indicar as mudanças, e também uma equipe de agentes de trânsito ficará no local para orientar os motoristas.

O que será construído No primeiro trecho de intervenções para a construção do BRT, que terá a capacidade de transportar até 31 mil pessoas por hora, serão elevados dois viadutos nos acessos ao Parque da Cidade e à Cidade Jardim, dois na área do Hiperposto e um elevado no Iguatemi para que haja uma integração entre o BRT e a estação do metrô do Iguatemi.

Duas faixas expressas também serão criadas em ambos os sentidos da avenida. Por ela, os veículos poderão transitar sem a interrupção de semáforos. Os ônibus do BRT irão circular através de duas faixas feitas em concreto e também não terão intervenção de trânsito ou de sinais. 

O acesso às residências e comércios no entorno será realizado através de pistas nas vias marginais. Para os pedestres, uma passarela será construída sobre a Praça Newton Rique, na região do Iguatemi, e a passarela que liga o Hospital Teresa de Lisieux ao Comercial Ramos será substituída por uma nova que atende a critérios de acessibilidade. 

O professor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e vice-chefe do departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia, Juan Pedro Moreno Delgado, defende a viabilidade do projeto. Quatro aspectos foram ressaltados pelo professor como fundamentais. São eles: deixar de incentivar o uso de automóveis, investir em políticas de referência para todo o transporte público, deixar de visualizar que Salvador é uma cidade plana e por promover uma política de segurança.