Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Obras da Casa da História e Arquivo Público já estão 45% concluídas em Salvador

Os dois prédios farão parte do mesmo projeto, ao lado da Cidade da Música

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 17:37

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação

As obras da Casa de História de Salvador e do Arquivo Público Municipal estão 45% concluídas, anunciounesta terça-feira (5) a prefeitura. Os dois novos espaços ficarão ao lado da Cidade da Música, no Comércio. 

A Casa da História e o Arquivo Público farão parte de um complexo arquitetônico de onze andares que ficará na Rua da Bélgica. Serão duas edificações distintas, mas que funcionarão de maneira interligada. (Foto: Reprodução/Instagram) A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur). O projeto, avaliado em R$ 34,7 milhões, tem previsão de entrega para fevereiro de 2022.  

O projeto inclui instalações modernas e que sejam adequadas para manter e conservar o acervo sobre a história e cultura de Salvador. A ideia do espaço é facilitar o acesso a esse conteúdo. A ideia também é que o complexo entre na rota da rede de museus e espaços culturais da cidade, ajudando a fortalecer o potencial turístico da região.

O prédio terá laboratório de restauro e depósito de documentos, salas de oficinas, coordenação de cursos, salas de fotografias, arquivos impressos, sala de projeção e mais. 

Na lista de documentos textuais que farão parte do acervo estão os registros de Compra e Venda de Escravos em Salvador, informando os nomes e endereços dos proprietários e compradores, além da nacionalidade dos negros escravizados. Em outros conjuntos documentais estão registrados diversos feitos históricos, como o A Independência do Brasil na Bahia, em 2 de julho de 1823, a Aprovação da Lei Áurea e a Proclamação da República.