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Carol Aquino
Publicado em 15 de março de 2017 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
(Foto: Reprodução)O que é possível fazer em 16 minutos do dia? Em breve, dará para ir da Lapa até o Iguatemi usando o BRT. A estimativa da Prefeitura de Salvador, responsável pela obra, é que o percurso com o novo modal gere, em média, uma economia de tempo de 37% para quem vai de uma ponta à outra. O edital de licitação do primeiro trecho, que ligará o Parque da Cidade ao Iguatemi, foi lançado ontem pelo prefeito ACM Neto (DEM).>
Com o primeiro trecho do BRT em pleno funcionamento será possível percorrer esse trecho de 2,9 km em sete minutos, aliviando a agonia do usuário de ônibus que fica preso no engarrafamento da Avenida Antonio Carlos Magalhães em horário de pico.>
As obras do primeiro trecho têm um prazo de 28 meses para serem concluídas, a partir da data de assinatura do contrato com a empresa vencedora, que será conhecida num prazo de até 120 dias. Ou seja, até o final de 2019, o primeiro trecho deverá estar pronto. A projeção é que o sistema de vias exclusivas e preferenciais atenda a 31 mil pessoas por hora nos horários de pico até 2044.>
Ainda não há, porém, previsão de quando todo o sistema vai funcionar. Será um corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM. Até que o trecho 2, entre a Lapa e o Parque da Cidade, fique pronto, a primeira etapa, quando concluída, vai operar com ônibus comuns adaptados, com portas dos dois lados. Os veículos biarticulados, característicos do modal BRT, serão usados apenas após o término da segunda etapa.>
Integração econômica“Este projeto foi compreendido para fazer a integração entre os dois principais centros econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi. A medida segue o que está previsto no PDDU e na Louos, que é a descentralização de serviços e setor econômico para os bairros”, disse o prefeito ACM Neto. Ele acrescentou que um dos objetivos é “levar o emprego para mais perto de casa”.O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Motta, destacou a importância da região do Iguatemi, onde há maior fluxo de carros. “É uma artéria central, o fluxo dela impacta em outras vias importantes, como na Vasco, Garibaldi e BR-324”, afirma.>
Capacidade Cada veículo biarticulado do BRT terá capacidade de transportar 170 passageiros e viajar a uma velocidade de 25 a 40 km/h. A capacidade é o dobro dos ônibus convencionais que operam hoje em Salvador, cuja capacidade máxima, de acordo com a ABNT, é de 80 passageiros, sentados e de pé.>
O BRT de Salvador receberá investimento de R$ 408 milhões, provenientes de um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal. Desse montante, R$ 300 milhões virão do Programa Pró Transporte-FGTS e R$ 108 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC).>
O edital está disponível na Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). InfernoPara quem está preso no engarrafamento, o tempo custa a passar. A secretária Gláucia Souza, 26 anos, não vê a hora da obra ficar pronta. Ela trabalha no Iguatemi e, constantemente, precisa se deslocar até o Itaigara para resolver demandas. Já chegou a levar quase uma hora para atravessar o trecho. “É um inferno, a gente dorme, acorda e ainda está dentro do ônibus”, diz. >
O mesmo acontece com o estudante Vinícius Menezes, 27, que entre casa, estágio e faculdade, circula diariamente no trecho que vai do Stiep até a Avenida Garibaldi. Ao meio-dia, ele leva até 50 minutos no ônibus. “Vai ser bom economizar tempo, hoje a gente vive uma vida tão corrida”, comenta o estudante. "A gente dorme, acorda e ainda está dentro do ônibus", desabafa Gláucia(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)Segundo passoA licitação da segunda etapa do BRT, entre o Parque da Cidade e Lapa, pode sair ainda no fim deste ano. Segundo Neto, a prefeitura trabalha para que pelo menos uma parte dos R$ 412 milhões necessários seja liberada pelo governo federal. Há ainda uma extensão da obra, ligando o Parque da Cidade à orla da Pituba. >
Segundo Fábio Mota, é possível que os dois trechos sejam construídos ao mesmo tempo e que a segunda parte leve menos tempo para ficar pronta, já que o trecho até a Lapa vai aproveitar a via exclusiva de ônibus já existente na Vasco da Gama. >