Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Anvisa libera vacina e medicamento contra varíola dos macacos

Agência analisou dados de outras agências de saúde internacionais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2022 às 09:34

. Crédito: Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação para uso da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox). A agência também liberou o uso do medicamento tecovirimat para tratar a doença.

A Anvisa analisou os dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA) para conceder as autorizações. A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses.

A Vacina Jynneos/Imvanex é da empresa Bavarian Nordic A/S, e é fabricada na Dinamarca e Alemanha. O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.

Já o medicamento tecovirimat foi autorizado na forma de cápsula dura, de uso oral, com concentração de 200mg. O prazo de validade é de 84 meses. O remédio é indicado para o tratamento de doenças causadas por Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.