Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja os benefícios do atum para a saúde física e mental

Rico em nutrientes, esse peixe contribui para o bom funcionamento do organismo

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 5 de maio de 2025 às 16:09

O atum é uma ótima fonte de proteínas e vitaminas (Imagem: Foodgraphy39 | Shutterstock)
O atum é uma ótima fonte de proteínas e vitaminas Crédito: Imagem: Foodgraphy39 | Shutterstock

O atum, popular na culinária brasileira, seja na marmita, no sushi ou no sanduíche, vai além da fama de proteína prática. Trata-se de um peixe com grande valor nutricional, podendo colaborar para o equilíbrio do corpo e da mente. 

“Esse peixe fornece proteína de alto valor biológico, é rico em vitaminas do complexo B, D e A, minerais, como selênio e magnésio, e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 , que possui efeitos protetores ao sistema cardiovascular e ao cérebro”, explica Sandra Belo, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera. 

Benefícios do atum para a saúde mental

Uma curiosidade pouco conhecida é a relação do atum com a saúde mental. O ômega 3 presente no peixe participa da regulação de neurotransmissores, como a serotonina, popularmente conhecida como o hormônio do bem-estar. “Estudos apontam que dietas com boas fontes de ômega 3 podem contribuir na redução de sintomas de ansiedade e depressão leve”, explica Sandra Belo.

Contudo, é importante lembrar que o consumo do atum não substitui o acompanhamento e o tratamento médico em casos de depressão e ansiedade.

O atum fresco tem uma maior concentração de nutrientes (Imagem: Maridav | Shutterstock)
O atum fresco tem uma maior concentração de nutrientes Crédito: Imagem: Maridav | Shutterstock

Como incluir o atum na dieta

O mercado oferece diversas versões do peixe, e a escolha pode impactar na qualidade nutricional. O atum fresco, por exemplo, tem maior concentração de nutrientes e menos sódio. Já o enlatado é uma opção prática e acessível, mas exige atenção aos rótulos, já que o teor de sal é elevado e pode impactar os indivíduos com doenças crônicas, como hipertensão arterial. “Opte por opções grelhadas, assadas ou cozidas, utilizando temperos naturais, como alho, cebola, salsinha, cebolinha, tomilho e ervas finas”, orienta. 

Pouco discutida, a diversidade de espécies também influencia. As mais comuns são o atum-rabilho ( bluefin ), o albacora ( yellowfin ) e o skipjack , este último mais presente em conservas. Enquanto o bluefin é mais valorizado e saboroso, é também o mais ameaçado pela pesca predatória. 

“Vale lembrar que uma alimentação equilibrada é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais ao organismo em quantidades adequadas, promovendo saúde, bem-estar e prevenção de doenças. Ela deve ser variada, incluir alimentos in natura ou minimamente processados e respeitar as necessidades individuais — nesse contexto o atum é uma excelente escolha”, finaliza a professora. 

Por Bianca Lodi Rieg