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Ligação em celular pré-pago pode ser até 130% mais cara que em pós-pago da mesma operadora

Os celulares pré-pagos são usados, principalmente, por quem não pode se comprometer com uma conta de celular mensal

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  • Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 08:29

 - Atualizado há 2 anos

Para driblar minuto caro, Helane tem celulares de todas as operadorasAntes de registrar o número de qualquer pessoa na sua agenda, a jornalista Helane Carine Aragão faz a clássica pergunta: “Qual é a operadora?”. “Tento salvar o telefone da pessoa com o nome e a operadora na minha agenda. E quando não tem, ligo e pergunto antes de começar a conversar”, conta ela, que tem quatro celulares, um de cada operadora. Dois deles são pré-pagos, e os outros dois ela já migrou para o plano pós, por achar mais vantajoso. E normalmente é mesmo. Uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que os preços cobrados pelo minuto do celular em um plano pré-pago podem ser até 130% mais caros em relação a um pós-pago de uma mesma operadora. O instituto diz ter considerado os menores preços de cada empresa entre janeiro e fevereiro deste ano. Os celulares pré-pagos são usados, principalmente, por quem não pode se comprometer com uma conta de celular mensal. Mas se, por um lado, é mais fácil controlar os gastos quando se paga a “conta” previamente, por outro, o preço dos minutos nos planos pré-pagos custa muito mais caro, especialmente quando as chamadas são feitas para celulares de outras operadoras. E Helane Aragão já aprendeu isso. “Cada um só liga e manda SMS para a mesma operadora. O Oi liga para fixo também. O TIM e o Vivo têm internet”, descreve. A advogada do Idec Veridiana Alimonti acredita que os minutos custem mais baratos para clientes pós-pago porque a operadora tem a garantia de que eles pagarão um determinado valor por mês. “A penetração do serviço de telefonia móvel é tratada como um exemplo de sucesso, mas não se considera que os preços limitam a utilização do serviço”, avalia. A advogada explica também que não há nenhuma regulamentação da Anatel que controle essa diferença de preços. Sendo assim, cabe ao consumidor pesquisar o melhor plano e a melhor operadora para o seu caso. OperadorasE quando o assunto é convencer os clientes das vantagens de seus serviços, cada operadora vende seu peixe. A Telefônica Vivo diz que dispõe de diversas ofertas promocionais que têm adesão de parcela considerável de seus usuários pré-pagos. “Um exemplo é o Vivo Tudo, cuja tarifa é de R$ 6,90 por semana, com uma franquia de 100 minutos de Vivo para Vivo de qualquer lugar do Brasil, SMS ilimitado para qualquer lugar do Brasil e 75 MB de internet”, sugere. A operadora também garante que não tem nada de errado com os preços de suas ligações pré-pagas: “Os preços dos planos pré-pagos mostram-se adequados aos praticados atualmente pelo mercado”, disse, através de nota. Já a Claro sugere para os clientes pré-pagos o plano Claro Pré-Pago Ilimitado, que inclui ligações a R$ 0,25 para outro Claro, independente da duração da chamada. “Por um custo de R$ 0,60 por chamada, o cliente fala à vontade nas  ligações locais para telefones fixos e de qualquer operadora nacional; as chamadas para telefones móveis de outras operadoras não são contempladas na promoção Claro Pré-Pago Ilimitado e custam R$ 1,60 por minuto”, completa, também por nota. Para mostrar que não precisa ter uma situação confortável para ter celular de conta, a TIM aposta no Liberty Controle Express. “Você fala ilimitado para qualquer número TIM do Brasil, em chamadas locais e DDD com 41, por R$ 29,90 por mês. E ainda ganha R$ 10 em créditos para usar como quiser”, diz a operadora,por nota. O plano é testado e aprovado por Helane. “Pago R$ 29,90 e falo com TIM sem problemas”, conta ela, que gasta em torno de R$ 75 por mês com seus quatro celulares. OfertaE para quem leu até aqui e ainda não se interessou por nenhum dos pacotes, talvez a Oi consiga reverter a situação. Na Oferta Pré, o cliente paga só por dia que usar. “Por apenas R$ 0,10 o dia que usar, o cliente tem minutos para falar com Oi e Oi fixo de todo o Brasil. O cliente também pode enviar, por dia, até 500 SMS para Oi Móvel e até 30 para qualquer operadora pagando R$ 0,50 por dia”. A internet custa R$ 0,50 por dia em que usar. Os minutos e a validade das tarifas variam de acordo com o valor da recarga.Operadoras  recebem e analisam novas regras da AnatelApós a publicação das novas regras da Anatel, anteontem, as operadoras declararam ainda estar em processo de análise das mudanças, mas prometem cumprir as exigências. Isto inclui, entre outras coisas, ter que retornar a ligação quando a linha cai e facilitar o cancelamento do serviço. “A TIM está analisando as novas regras estabelecidas pela Anatel para tomar as medidas necessárias e implementá-las nos prazos determinados. A companhia acredita que mudanças que reforcem os direitos dos consumidores e contribuam para a melhoria da relação entre clientes e empresas são sempre benéficas”, disse a TIM. “A Oi informa  que está analisando o regulamento aprovado pela Anatel e acrescenta que o regulamento foi discutido pela sociedade em consulta pública. Na ocasião a Oi apresentou contribuições e sugestões sobre o tema". A Claro informou apenas que “ está em processo de avaliação do novo regulamento”, e a Vivo preferiu não se posicionar.