Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Transalvador contrata empresa para implantar multa eletrônica

Atualmente, o sistema funciona da seguinte forma: um agente vê um condutor cometendo a infração e, prontamente, vai lá e anota os dados do veículo

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 06:40

 - Atualizado há 2 anos

Dentro dos próximos 30 dias, os agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) irão começar a abandonar os carnês de aplicação de multa e passarão a adotar tablets e smartphones como ferramenta de trabalho. O órgão de trânsito fechou um contrato de R$ 28,8 milhões, pelos próximos dois anos, com a  Martins e Neri Ltda., para implantação do serviço de multa eletrônica.

A empresa presta serviços de consultoria em informática e será responsável por adequar tecnologicamente a Transalvador, fornecer equipamentos – 600 tablets e smartphones –, capacitar os agentes de trânsito e implantar os servidores de armazenamento de informações do chamado Núcleo de Operações Integradas (NOI).

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o novo sistema vai otimizar e dar mais transparência ao processo de aplicação de multas. “Hoje, tudo é feito manualmente. O agente autua no papelzinho, que é encaminhado para o setor que digitaliza manualmente. A partir do sistema, tudo ficará automatizado”, explicou.

Atualmente, o sistema funciona da seguinte forma: um agente vê um condutor cometendo a infração e, prontamente, vai lá e anota os dados do veículo. De acordo com o superintendente,  já neste instante é mais fácil ter um problema – se o profissional anotar um número com grafia dúbia, por exemplo.

De qualquer forma, a notificação é encaminhada ao setor de processamento de multas. Lá, alguém ainda vai ter que digitar tudo e enviar ao banco de dados do órgão. Só a partir daí, a multa vai para a gráfica e, de lá, para a casa do infrator. Esse processo leva entre 20 e 25 dias. Com o advento do sistema eletrônico, a multa entra automaticamente no sistema e é encaminhada para a gráfica.

Ainda conforme o superintendente, com o novo recurso vai  ser possível ver  quais as infrações mais cometidas em um determinado lugar, naquele momento, e orientar a fiscalização nesse sentido. Salvador é uma das últimas capitais a implantar o sistema - na Bahia, Ilhéus, no Sul do estado, e Alagoinhas, no Nordeste, já utilizam a tecnologia.