Coluna Vip: Guilherme Arantes fala sobre vida na Bahia e diz que prefeitura é o pior de Salvador

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2012 às 09:14

- Atualizado há um ano

Há 12 anos, Guilherme Arantes trocou São Paulo por Salvador. Namorando uma baiana, ele comemora 35 anos de carreira e se divide entre os shows, o trabalho no estúdio Coaxo do Sapo, que abriu em Barra do Jacuípe, e a presidência do Instituto Planeta Água, onde são desenvolvidos projetos de proteção à natureza. O cantor, de 59 anos, cansou de ser polêmico. “Falar demais já me causou muitos problemas. (...) Mais maduro, me arrependo de algumas declarações que fiz a jornais, no passado”, conta, com humor. Hoje, ele se orgulha dos fãs que conquistou, como Ivete Sangalo. “Em uma entrevista, perguntaram qual a música que mais tinha marcado a vida dela. De pronto, Ivete respondeu: Coisas do Brasil, parceria minha com Nelson Motta. Isso me deixou muito feliz”.

SER VIP É...Ser útil para outras pessoas

UMA PESSOA ELEGANTEFernanda Montenegro, pela consistência. Ela é uma mulher transformadora. Uma atriz completa e com uma conduta sempre irretocável. Ela é tudo o que a gente gostaria de ser.

CHATO É AQUELE QUE...Só fala de si. “Eu, eu, eu...”, o tempo todo, é muito chato.

AMAR É...Ter paz e tranquilidade. Muitas vezes, a gente se engana em achar que o amor é uma grande confusão. Com a maturidade, você percebe que o verdadeiro amor é aquele que lhe dá paz.

SER SEXY É...Ter naturalidade. Um pouco de displicência é necessária para se tornar atraente.

SONHO DE CONSUMO...Conhecer a Itália

QUE PEÇA DE GUARDA-ROUPA NÃO USARIA JAMAIS?Bata indiana

UMA LEMBRANÇA INESQUECÍVELO show Saudade do Brasil, de Elis Regina, que assisti no Canecão, no Rio, em 1980.

MAIOR QUALIDADE... A gratidão. Tenho uma dose muito grande de gratidão com a vida, com tudo que eu pude viver e com as pessoas com quem tive contato.

MAIOR DEFEITO... Falar demais é um defeito que já me causou muitos problemas. Coisas da imaturidade.

O QUE FARIA SE GANHASSE NA MEGA- SENA?Primeiro, daria uma sumida e pensaria numa estratégia para resgatar o dinheiro sem ser notado. Depois, construiria um hospital infantil em Camaçari, para atender a população da região.

UM CANTOR (OU CANTORA)Ray Charles, gosto dele desde criança

UM ATOR (OU ATRIZ)Jack Nicholson, os filmes dele sempre são fortes

QUE LIVRO VOCÊ ESTÁ LENDO? Não lembro o autor, mas é uma biografia do Steve Jobs

O MELHOR DE SALVADOR O povo, a  cultura e doçura dos baianos. Além do mar e da cor do céu, que são fascinantes.

O PIOR DE SALVADORAtualmente, a prefeitura. Precisamos de uma renovação urgente na política baiana.

O MELHOR LUGAR DO MUNDO...A Bahia, claro

O QUE MAIS IRRITA VOCÊ? Trânsito

O QUE MAIS FAZ VOCÊ FELIZ?Ver o mundo melhorando, de uma maneira geral. Ver que a civilização está evoluindo me faz muito feliz.

UMA SUPERSTIÇÃO... Não ir aos jogos do Santos, meu time do coração, nas decisões de campeonatos. Sou pé frio, sempre que vou tenho surpresas desagradáveis (risos).

TEM RELIGIÃO?Sou católico não praticante. Tenho uma ligação muito forte com Nossa Senhora e sou filho de Mamãe Oxum. Por isso, sou o cara do Planeta Água.

UM FILME INESQUECÍVEL Morte em Veneza, baseado no livro homônimo de Thomas Mann

SE NÃO FOSSE CANTOR SERIA... Neurocirurgião

UMA SAUDADELondres. Já fui muitas vezes, mas tenho um afeto enorme pela cidade.

PARA QUEM VOCÊ DARIA NOTA 10?Gilberto Gil. Ele é a pessoa mais completa que eu conheço.

E PARA QUEM DARIA NOTA ZERO?Dunga. Como técnico, é muito ruim (risos). Nunca mais quero vê-lo à frente da Seleção Brasileira.

UM MEDO... De que um meteoro caia na Terra e mude toda a vida do planeta. Isso é uma coisa possível de acontecer, e não vamos ter como reagir.

UM ARREPENDIMENTO...De algumas declarações, muito críticas, que fiz a jornais, no passado. E de algumas capas de disco também, como a do Despertar. Na época, tínhamos outras fotos melhores e acabaram escolhendo a mais sensual, não gosto.

UM MOTIVO DE ORGULHO...Minha namorada, Márcia Gonzalez, e meus cinco filhos: Marieta, de 32 anos; Gabriel, 30; Pedro, 28; Tiago, 26; e Paola, 14, a caçula, que mora comigo.