Com resistência de Neto, Alckmin oferece vaga de vice para outro baiano do DEM 

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), negocia um acordo para lançar um político baiano do DEM como vice do tucano na corrida pela Presidência. Por enquanto, o alvo é mantido em sigilo, mas fontes ligadas a Alckmin descartaram qualquer probabilidade de dobradinha com o prefeito ACM Neto, candidato dos sonhos do governador paulista. A preferência pela Bahia e por um nome de expressão do DEM viraram prioridades na estratégia traçada por Alckmin. Primeiro, daria fôlego ao presidenciável do PSDB no estado, onde registra um dos mais baixos índices de intenção de voto. Segundo, levaria o DEM a abrir mão da candidatura própria ao Planalto em favor do tucano.

Antiguidade é posto Nos últimos dias, Geraldo Alckmin intensificou as conversas junto aos democratas para tentar convencê-los a repetir a aliança com o PSDB. Desde a eleição de FHC, os dois partidos só não formaram chapa na sucessão de 2014. Contudo, o DEM ainda resiste a tirar do páreo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

Leão na linha de zaga Sondados pela Satélite entre sexta-feira passada e ontem, lideranças do PP garantem que a sigla só continua na base aliada ao Palácio de Ondina por obra e graça do vice-governador João Leão. De acordo com deputados e dirigentes da Executiva estadual do partido, é cada vez maior o movimento interno a favor da ruptura com o PT, mas Leão conseguiu até agora segurar a ofensiva, sob o argumento de que o horizonte para 2018 ainda está nublado demais e não permite decisões precipitadas. A ordem é esperar em banho-maria até março.

Mudança de hábitos O deputado estadual Manassés (Pros) decidiu disputar uma vaga de federal em outubro. Ele cogitava a reeleição, mas hoje acredita que tem grandes chances de chegar ao Congresso Nacional.  “O momento atual é favorável. As pessoas querem mudança”, diz.  Membro da tropa de choque do deputado federal Ronaldo Carletto (PP), Manassés se disse alinhado ao governador Rui Costa (PT). No entanto, pode pular a cerca caso Carletto migre para a trincheira do prefeito ACM Neto.  “Estou no Pros e com Rui. Mas eu pertenço agora ao grupo político”, afirmou.

Corda esticada Após sucessivos adiamentos sobre as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para a Baía de Todos os Santos, o governo do estado postergou novamente o projeto. Recentemente, porrogou por 90 e 120 dias dois contratos com o consórcio Nippon Koei Lac/Cobrape/Ruschmann, responsável pelos estudos sobre o potencial do turismo náutico e cultural que servirão de base para obras e intervenções financiadas na região pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fio de novelo O Gabinete do Governador contratou sem licitação a empresa Fullbless para cuidar de eventos institucionais por até R$ 2 milhões. A Fullbless foi a mesma que ganhou R$ 890 mil por serviços não especificados de julho a dezembro do ano passado."O respeito começa através de pequenos detalhes, tais como letras de música", Ana Rita Tavares, vereadora do PMB de Salvador, ao cobrar o cumprimento da Lei Antibaixaria, que veda a contratação, pelo Poder Público, de artistas e bandas cujas músicas tragam ofensas e causem constrangimento às mulheresPílula Roda presa - Uma crise com os vereadores tem colocado em risco a governabilidade do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido). Dos 19 integrantes da bancada aliada, restaram oito deles. Ontem, o líder do governo, Robinho (PP), entregou o posto e ameaça seguir para a oposição. O indicado para a vaga, Ronaldão (PMN), rejeitou a proposta. Antes, o presidente da Câmara de Itabuna, Chico Reis (PSDB), ajudou a derrubar o reajuste na tarifa de ônibus e já acena com o adeus ao prefeito.