DEM terá executiva nacional provisória responsável pela reestruturação dos diretórios

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 07:00

- Atualizado há um ano

A Convenção Nacional do DEM, marcada para a próxima sexta-feira, em Brasília, vai aprovar uma resolução que determina a dissolução de todos os órgãos do partido, como parte do processo de abertura de espaços de poder na sigla para abrigar deputados dissidentes do PSB. No mesmo ato será criada uma Executiva Nacional Provisória, que ficará responsável pela reestruturação dos diretórios do DEM. Em parte deles, o comando partidário será mantido na atual configuração. Sobretudo em estados onde não houve migração de parlamentares. Casos da Bahia e Goiás, controlados pelos grupos liderados pelo prefeito ACM Neto e pelo senador Ronaldo Caiado.

Bandeira azul  O encontro dos democratas servirá ainda para reafirmar a proposta de candidatura única à Presidência em 2018 e para lançamento de um manifesto com os novos rumos da legenda, que deve caminhar mais ao centro já a partir do próximo ano, quando terá alcançado uma bancada com até 45 deputados na Câmara. Ao mesmo tempo, a nova cúpula do DEM discute a criação do novo nome.

Marca do pênalti Integrantes da bancada da Bahia em Brasília avaliam que dificilmente o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) conseguirá escapar da prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, caso o ministro do Supremo Edson Fachin acolha o pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Mesmo contando com a simpatia de parcelas numerosas na Câmara, Lúcio deverá contar com bem mais de 257 votos favoráveis ao seu afastamento, número suficiente para que ele comece a cumprir também a pena imposta pelo Supremo, calculam parlamentares ouvidos pela Satélite. O problema, afirmam, está no impacto da imagem dos R$ 51 milhões sobre a opinião pública e suas digitais nas cédulas.

Efeito dominó Um eventual revés de Lúcio Vieira Lima na Câmara dos Deputados agravaria a crise do PMDB baiano, iniciada desde a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que ainda controla o diretório da legenda junto com o irmão. O princípio de incêndio ocorreu durante uma reunião convocada às pressas por Lúcio no início da semana. Na ocasião, o ex-deputado Genebaldo Correia deixou claro que a permanência dos Vieira Lima levaria à desidratação política do PMDB local e à debandada de lideranças.      

Volta por cima Defenestrado da presidência estadual do PHS, Junior Muniz está de volta ao posto beneficiado pela sentença judicial que determinou o retorno do ex-presidente Luiz França ao comando do partido. A reviravolta desmonta os planos de ex-deputado-federal Edson Pimenta, que chegou a ser anunciado para presidir o PHS local, com promessas de levá-lo para a base aliada do governador Rui Costa (PT).

Panos quentes O presidente da entidade que representa os prefeitos (UPB), Eures Ribeiro (PSD),  disse ser contra a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), defendida pelo  chefe do legislativo estadual, Angelo Coronel (PSD). “Defendo que o tribunal reavalie sua  forma de julgar e olhe exemplos de outros estados”, afirma."A Caixa executa importantes programas sociais. Não podemos permitir o desmonte dessa instituição, que deve ser 100% pública", Daniel Almeida, deputado federal do PCdoB, ao comemorar a decisão do Conselho de Administração da Caixa Econômica que excluiu a proposta de tornar o banco em uma sociedade anônima.Pílula

De responsa  A Ambev assinou um  Termo de Cooperação com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho  para promover o combate ao trabalho infantil e a venda de bebidas para menores no Carnaval e demais festas populares de Salvador em 2018. O acordo prevê treinamento de ambulantes e campanha publicitária com orientações sobre os riscos do consumo de bebidas por menores de 18 anos.