Domingo Gastronômico reúne restaurantes do Pelourinho em outubro

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 9 de setembro de 2017 às 21:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

 (Foto: Divulgação) Três defensoras ferrenhas do Centro Histórico se uniram para mais uma ação artística com o objetivo de movimentar o Pelourinho. Aninha Franco nos textos, Eliana Pedroso na produção e Rita Assemany na direção, inauguram, no dia 1º de outubro, o Domingo Gastronômico: De Volta às Origens. O projeto reunirá artes cênicas e gastronomia em vários restaurantes do bairro. A estreia terá a participação da percussionista Mônica Millet, neta de Mãe Meninha do Gantois, que falará sobre a gastronomia dos orixás e convidará a todos para degustar um efó com galinha de xinxim , no restaurante Vila Bahia. No cardápio do evento tem ainda os restaurantes Cuco (feijoada com Will Carvalho cantando as composições-receitas dos baianos Batatinha e Caymmi); o Axego (com arroz de hauça, e dois atores interpretando os rebeldes da Revolta dos Malês); e o Chikaka, onde Gregório de Mattos comerá um bobó de camarão e contará por que está sendo exilado em Angola. Coisas da irreverente dramaturgia de Aninha! O evento, segundo ela, é uma homenagem ao santo-amarense Manuel Querino, primeiro escritor a registrar a Gastronomia Brasileira/Baiana, em 1918. Diogo Lopes no estúdio de gravação (Foto: Divulgação) De um tudo em CD A trilha sonora composta por Gerônimo para o espetáculo De um Tudo, dirigido por Fernando Guerreiro, vai virar CD. O produto será apresentado ao público na versão física após a última apresentação da peça nesta temporada, no dia 29 de setembro, no Teatro Módulo, e em seguida será distribuído nas plataformas digitais. Com produção, direção e arranjos de Yacoce Simões, as faixas conduzem as histórias e conflitos vividos pelos personagens ao longo da peça, que está em cartaz às quintas e sextas. São letras bem-humoradas, que retratam o dia a dia do baiano, interpretadas por Gerônimo, Ana Mametto, Alexandre Moreira, Denise Correia e Diogo Lopes Filho. Nathalia Timberg vem para Salvador no final do mês (Foto: Divulgação) De volta Nathalia Timberg está de volta a Salvador. Desta vez, para apresentar, no Teatro do Isba, nos dias 30/9 e 1º/10, o espetáculo Chopin ou o Tormento Entre Música e Poesia. A montagem, dirigida por José Possi Neto, tem ainda Clara Sverner, uma das maiores pianista brasileiras.   Bernardo Paiva vai comandar Dia de Responsa (Foto: Divulgação) Dia da Responsa O presidente da Ambev, Bernardo Paiva, é quem vai comandar o Dia de Responsa, em Salvador, na próxima sexta-feira. Esta é a primeira vez que o todo-poderoso comandante da companhia troca São Paulo por outra capital para ir às ruas reforçar a campanha de promoção do consumo moderado, não associação de bebida e direção e proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos. Paiva circulará pelos bares do Rio Vermelho, bairro ícone da boemia baiana. O Dia de Responsa acontece simultaneamente nos 50 países em que a Anheuser-Busch InBev, grupo do qual a Ambev faz parte. No Brasil, a ação mobiliza mais de 32 mil funcionários da companhia.

Volta à cena Depois de seis anos afastado da interpretação, o ator Gideon Rosa volta a encarnar um personagem. Desta vez, o baiano protagoniza o curta-metragem Tempo, de Victor Uchôa, que acaba de ser filmado em Salvador e está em fase de pós-produção. O filme vai levar às telas uma jornada de reencontro, mostrando a relação entre um jovem fotógrafo e seu avô, que sofre do mal de Alzheimer, encarnado pelo ator. O trabalho é a estreia na ficção do diretor e roteirista Victor Uchôa, colunista do CORREIO. Nos últimos anos, Gideon Rosa tem se dedicado aos projetos do Instituto Macuco Jequitibá, entidade que realiza ações voltadas para educação, cultura e preservação ambiental em Buerarema, no Sul da Bahia.

Quatro mãos Famosa pelo talento na cozinha, Helena Fialho vai dividir o comando do fogão com Fernando Cerqueira, num jantar a quatro mãos, noYacht Clube da Bahia, no próximo dia 14, às 20h30. Como não tem restaurante e nem planeja ter, esta é uma oportunidade de apreciar suas maravilhosas criações. As reservas já estão quase esgotadas.‘Marvada’ pinga O Dia da Cachaça, comemorado no dia 13/9, vai ser festejado durante uma Semana Baiana da Cachaça, de 11 a 16, no restaurante escola do Senac do Pelourinho. No  primeiro dia, o chef Fabrício Lemos comandará uma cozinha show, das 12h às 15h. O evento também marca o lançamento da carta de cachaças que passará a ser oferecida no restaurante.

Perfume baiano O Sindicato das Indústrias de Cosméticos (Sindcosmetic-BA) vai apresentar as novidades do setor durante a primeira Mostra Bahia Cosmética, que será realizada dia 19 de setembro, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).