Embarques facilitados

Por Donaldson Gomes

Publicado em 23 de outubro de 2017 às 05:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Há cinco anos entre os principais responsáveis pelo escoamento das frutas produzidas no Vale do São Francisco, o Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador conseguiu um reforço de peso para o escoamento da safra deste ano. Uma força-tarefa que envolve fiscais do Ministério da Agricultura (Mapa) e o Tecon disponibiliza auditores fiscais para vistorias de cargas de domingo a domingo, das 7h às 20h e, sempre que necessário, a fiscalização se estende por 24 horas da segunda-feira para a terça-feira. O serviço é um m diferencial em relação aos demais portos do Nordeste. Na safra, que tem pico de escoamento em outubro, o volume de contêineres chega a ser seis vezes maior que o período da chamada safrinha – entre janeiro e junho. Com o reforço na fiscalização –  principalmente na segunda e terça, que antecedem a chegada de navios que embarcam para a Europa – o risco de perder a produção cai sensivelmente. “Estando liberada, a carga é posicionada para ser removida até o navio sem comprometer o agendamento do armador, e oferecendo mais segurança para o produtor que não corre o risco de perder o navio e estragar a fruta”, explica Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.  Em crescimento  Há cinco anos consecutivos o Porto de Salvador está entre os principais Portos do Nordeste no escoamento de manga e uva do Vale do São Francisco. O volume da entressafra exportado via Tecon cresceu 112%, em relação ao ano passado. A tendência é de que os números continuem crescendo, já que agora em setembro deu-se início a grande safra, com pico de exportação em outubro, e com boas perspectivas de ter o terminal baiano como principal via de escoamento da manga e uva produzida no Vale. 

Modernização Na próxima quinta-feira, 26, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a JMacêdo inauguram a obra de modernização da estrutura de recepção de trigo no Porto de Salvador. Entre as iniciativas está a instalação de novo equipamento para descarregar o grão do navio, tornando a movimentação mais dinâmica, dobrando a sua capacidade, de 150 toneladas/hora para 300 toneladas/hora. O impacto positivo será visto também na logística e na limpeza da operação, já que o novo processo de atualização irá minimizar as interferências na área do cais, a exemplo da geração de resíduos sólidos. O investimento na obra completa foi de R$27 milhões.

No horizonte

Via Varejo.  Após registrar crescimento em vendas de 36,3% em produtos de telefonia (smartphones, celular e tablets) em 2016, comparado ao ano anterior, a Via Varejo vem expandindo o projeto Mobile para todas as lojas Casas Bahia e Pontofrio. A rede expandiu o modelo que facilita a compra de produtos tecnológicos para 28 unidades na Bahia. 

T&A. Líder em pré-fabricados de concreto no Nordeste, a T&A é quem está construindo, para a Helco, a estrutura do novo Pão de Açúcar de Salvador, no Costa Azul. Segundo a empresa, o prazo de obras diminui em até 30% com o uso da tecnologia. Aqui na Bahia, a  T&A já realizou obras de portes e segmentos variados. Desde aquelas que envolviam estruturas maiores, como a Arena Fonte Nova, Metrô de Salvador e o Estaleiro Enseada, até shoppings centers (Salvador Norte Shopping, ampliação do Salvador Shopping, Camaçari, Jequitibá Plaza Shopping), supermercados (Pão de Açúcar, Atakarejo, G Barbosa, Bompreço, dentre outros), indústrias como a Fafen, Alstom, Basf, entre outras.

Burguer King em Cajazeiras. Com investimento de R$ 3 milhões e 12 empregos diretos, o Burguer King prepara a abertura de uma unidade no Shopping Cajazeiras ainda este ano. Além da rede americana de fast food, serão inauguradas no empreendimento, agência Santander, uma unidade das farmácias Pague Menos, Hinode e uma loja da MRV. Com as aberturas previstas, o Shopping Cajazeiras atinge 80% do espaço para lojas locado.  

Negócios. Entre quinta e domingo, empreendedores baianos em busca de consultoria para alavancar seus negócios tem um ótimo motivo para ir ao Salvador Shopping.  A Federação das Empresas Juniores do Estado da Bahia (UNIJr-BA), promove mais uma edição do Contrate um EJ – uma ação de ‘fast consulting’ para empreendedores de diferentes segmentos e áreas de atuação. Na ação, será possível obter consultoria empresarial gratuita nas áreas de administração, engenharias, arquitetura e direito. Além de atender empresas que estão atuando, as empresas juniores federadas a UNIJr prestarão suporte para quem está interessado em abrir o próprio negócio e quer alavancar os planos.