Especialista orienta como alcançar metas e se planejar melhor em 2017

O CORREIO conversou com o master coach da Mind Factory, Daniel Lustig, que ensina a colocar o planejamento em prática

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

Após a virada, todo mundo costuma fazer muitas promessas para o ano que vem. Seja comprar um carro, imóvel, melhorar o salário ou simplesmente começar uma dieta ou a praticar uma atividade física, por melhor que seja a intenção nem sempre é fácil alcançar estas metas. Por isso, o CORREIO conversou com o master coach da Mind Factory, Daniel Lustig sobre o assunto.  Ele deu dicas que podem colocar em prática o que foi planejado. Confira abaixo: 

Como planejar metas financeiras que sejam alcançáveis?   

Toda vez que um novo ano se aproxima, com ele criamos nossas listas de resoluções de ano novo. As razões para desistirmos de nossos planos são as mais variadas, como a falta de organização e planejamento ou a fuga dos obstáculos que aparecem, no entanto, na maioria das vezes, nem nos damos a oportunidade de começar e de estarmos dispostos a realiza-los. O primeiro passo para ajudar que, em 2017, seja diferente é, principalmente ter um real e verdadeiro desejo de mudança, planejar recursos e não ter medo de errar.

O que é preciso levar em consideração ao montar este planejamento?  

Coloque no papel quanto você ganha, depois veja quais são todas as suas despesas, sem esquecer nenhuma delas, até mesmo o gasto com restaurantes, cinema. É indispensável colocar tudo para depois saber o que pode ser cortado para que o recurso seja utilizado na realização de seus objetivos.Feito isso, veja se você tem uma margem de sobre que poderá ser utilizada. Se não tem, de onde poderia cortar? Existe uma forma de uma nova fonte de recursos? São pontos que precisam ser levados em consideração na definição destas metas. 

O que fazer para definir estas metas? 

É necessário entender a diferença entre uma meta e um objetivo. Por exemplo, quando você decide que no próximo ano vai fazer a viagem dos seus sonhos ou comprar um carro ou móvel. Este é o seu objetivo, e para alcançá-lo precisa definir alguns passos, como iniciar uma pesquisa de preços, planejar como vai pagar, se vai juntar dinheiro para entrada ou financiar, pesquisar as melhores condições de financiamento. Estas serão as suas metas. Esclarecida essa diferença, vai ser de grande ajuda se você colocar no papel quais são os seus objetivos e depois definir para cada um deles quais são as metas que, passo a passo, precisarão ser alcançadas para a realização do seu sonho. Não pular etapas é um dos segredos para que seus sonhos sejam possíveis de serem realizados.