FGTS: 1º dia de atendimento tem dúvidas e filas em agências em Salvador

FGTS: 1º dia de atendimento tem dúvidas e filas em agências em Salvador

Agências da Caixa abriram mais cedo para tirar dúvidas sobre saque do FGTS inativo

As agências da Caixa Econômica Federal foram abertas duas horas mais cedo em Salvador nesta quarta-feira (15) para tirar dúvidas da população sobre as contas inativas do FGTS. Os saques estarão disponíveis a partir do dia 10 de março até 31 de julho para contas que foram desativadas até 31 de dezembro de 2015.

O CORREIO visitou duas agências, que foram abertas às 9h, e encontrou filas pequenas. Cerca de 22 pessoas estavam desde cedo na agência da Avenida Sete, na Rua Mercês, e mais de 15 estavam na Caixa da Avenida Tancredo Neves, na Pituba. Entre as dúvidas percebidas, as principais são como saber se tem uma conta inativa do FGTS e como conferir o saldo. 

VEJA O CALENDÁRIO DE SAQUES DIVULGADO PELA CAIXA ECONÔMICA

Às 8h20, o segurança Cristóvão Luz, de 46 anos, já estava lá para aguardar o atendimento. Ele foi a terceira pessoa a chegar, e estava na expectativa para saber porque não está liberado no sistema o dinheiro que tem direito na sua conta inativa do FGTS. De acordo com a Caixa, a responsabilidade seria da empresa que pode não ter recolhido o benefício do empregado. Nesse caso, o trabalhador deve procurar a superintendência regional do ministério do trabalho.

O serviço de atendimento para tira-dúvidas e regularização de dados, iniciado hoje (15), vai continuar abrindo as portas duas horas mais cedo para os trabalhadores, até a próxima sexta-feira (17). E depois vai continuar em um sábado por mês, das 9h às 15h, exceto em abril: 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

No caso de erros em dados cadastrais, como CPF incorreto, o trabalhador deve procurar qualquer agência da Caixa com o número do PIS em mãos, e regularizar as informações. Caso contrário, o problema pode inviabilizar o saque. Lembrando que a data limite para resolver todos os problemas é o dia 15 de julho.

Ao invés de ir até uma agência da Caixa, o cidadão também pode acessar o site www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar para o número 0800-726-2017. O aplicativo FGTS também está disponível para aparelhos celulares ou tablets.