No rumo certo: CORREIO dá dicas para planejar bem sua carreira

Planejamento deve ter foco, estudo de mercado e desenvolvimento de aptidões na área que gosta de atuar

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Logo que se formou em Engenharia Civil,  Gabriel Rosas se viu em um dilema: aceitar a proposta de efetivação da empresa ou engatar em um mestrado em outro estado. Antes de decidir, foi preciso colocar no papel o rumo que ele queria dar a sua carreira. “A gente às vezes negligencia o planejamento, achando que está perdendo tempo e com isso parte de imediato para a prática. Mas com o plano de carreira, eu identifiquei mais rápido e tive a certeza do que eu quero alcançar em termos de profissão”, afirma. 

E o planejamento foi mesmo fundamental para Gabriel, que optou pelo mestrado. “Eu  me identifiquei com a profissão desde o início e durante o curso fui aumentando meu interesse por áreas fora de obras, mas ligadas a essa parte de planejamento e consultoria estratégica. Hoje, faço mestrado em Gestão Internacional, justamente, porque quero atuar na gestão destes projetos em multinacionais”, destaca.

As sessões de coach oferecidas pela Central de Carreiras da universidade que cursou ajudaram bastante a definir as metas e construir o planejamento. “Hoje, eu me preparo para ter o perfil, as características e os requisitos necessários para atender a estas empresas. Acredito que o plano de carreira é uma ferramenta que acelera esse processo, a partir do momento que reafirma a confiança do que eu gosto e quero seguir na profissão”. 

Foco

A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), Margot Azevedo, destaca os passos para se elaborar um bom planejamento de carreira: “Primeiro, o profissional precisa pensar em algo que leve em consideração as suas aptidões e ao mesmo tempo traga prazer e satisfação”.

Outro ponto importante é fazer uma análise de mercado. “Como aliar o seu talento a esta realidade?  Onde há oportunidade para que eu possa atuar? O que esse mercado tem a me proporcionar? As respostas são outros aspectos que precisam ser estudados”, completa. 

Em seguida, vale identificar no planejamento quais são os seus pontos de melhoria. “É fazer uma análise crítica mesmo, de autoconhecimento. Quais são as competências que eu não tenho ainda e preciso para me dar bem? Essa é mais uma pergunta para definir  metas”. 

A partir daí é estabelecer as metas, ter disposição e foco. “O que, quando e em quanto tempo eu quero chegar. A elaboração de um cronograma vai ajudar muito nesta etapa. Não é fácil organizar esta visão de futuro. Vai exigir  disciplina e determinação”.  Para manter o rumo, a dica é não abrir mão do que realmente gosta de trabalhar. “O que vai impulsionar e segurar a motivação é fazer o que pode atrair tudo que te faça melhor naquela área. São esses profissionais que têm a maior chance de se diferenciar diante do mercado”, pontua a especialista. 

UM PASSO DE CADA VEZ

Metas É necessário montar um planejamento de metas para gerenciar a carreira como um processo. Também é importante saber onde você quer chegar para poder tomar  decisões. Quanto mais desenvolver o planejamento, mais possibilidades serão abertas e isso irá facilitar a busca focada nesses objetivos. 

Qualificação Pense em cursos que você precisa fazer, em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência que será exigida.   

Direcionamento É preciso que o profissional planeje sua carreira levando em consideração suas aptidões. o que tem talento para fazer? Quais os caminhos que vão fazer você chegar lá? Isso também precisa ser levado em consideração em um planejamento de carreira, conforme recomendam os especialistas. 

Conheça o mercado Procure conhecer ou pesquisar as empresas que estão melhor posicionadas no segmento que deseja atuar. Saber quais locais terá mais oportunidades de crescer até o cargo que deseja.

Análise crítica Que competências você ainda não tem ou precisa melhorar? Vale uma reflexão nesse sentido. Outro ponto que deve fazer parte do plano é ir em busca da qualificação que tende a melhorar seu diferencial competitivo . 

Networking Conhecer pessoas, aprender com elas, receber indicações, tudo isso conta muito na hora de ampliar seu renome no mercado.

Disciplina Para tirar os planos do papel vai ser preciso foco. defina bem seus objetivos e faça um cronograma estabecendo períodos para atingir essas metas. Porém, esteja preparado para fazer ajustes no percuso, caso seja necessário. Tente também trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.  

Zona de conforto Não tenha medo de sair da zona de conforto. Porém isso vai exigir autoconhecimento. Estar aberto a correr  riscos e buscar novas experiências é fundamental para refletir sobre o que você realmente quer fazer. 

Alinhamento Como alinhar meu plano com o da empresa? Seja o talento que a empresa quer reter. Identifique as competências necessárias e trace as estratégias para chegar até lá.  

Peça ajuda Caso você entenda que não consegue fazer isso sozinho, busque o apoio de um especialista, como um coach, por exemplo. ele  pode te ajudar nesse planejamento. No entanto, fique atento na hora de escolher esse profissional. Busque referências.